Chef baiana é única brasileira a receber maior honraria concedida por federação da Itália

Chef baiana é única brasileira a receber maior honraria concedida por federação da Itália

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Divulgação

Publicado em 18/04/2024 às 13:40 / Leia em 2 minutos

A baiana Anapaula Della Piazza acaba de se tornar a primeira brasileira a receber a Medalha de Collegium Cocorum. A chef comandou, por anos, o restaurante Volare, no bairro do Canela, em Salvador, com a mãe Luigina.

A honraria, que em latim significa Conselheiro dos Cozinheiros, é a mais alta concedida pela Federazione Italiana Cuochi (FIC), entidade que reúne chefs de cozinha que trabalham com a gastronomia italiana. O título evidencia cozinheiros que se destacam na profissão, tornando-os conselheiros da federação.

Luigina recebe homenagem em evento da FIC

No dia da entrega da medalha à filha, durante a Convenção Anual da entidade no Brasil, Luigina foi homenageada pelas mais de seis décadas dedicadas à gastronomia da Itália. “Não esperava! Foi um dos momentos mais emocionantes da minha carreira como cozinheira”, disse.

A ex-chef, atualmente, ao lado da filha, que é professora de gastronomia, comanda a Volare Artigianale, marca que, a princípio, atende a clientela saudosa do Volare, que não esquece o cardápio do extinto restaurante.

“Trabalhamos exclusivamente com encomendas e, nos últimos tempos, para atender à demanda, passamos a oferecer o serviço personalizado de comida, especialmente italiana, para eventos de pequeno porte”, explica Anapaula, que tem ainda o título de Master Chef, também concedido pela federação italiana.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe