A Bahia foi atingida por mais de 56 mil raios neste final de semana, de acordo com dados do Climatempo divulgados pela Neoenergia Coelba. A previsão é de que as tempestades continuem até a próxima quarta-feira (15).
Além dos danos causados diretamente na rede elétrica, com a queda de árvores e objetos sobre os cabos de energia, os temporais podem causar acidentes. Com isso, é necessário que a população redobre a atenção e os cuidados. Em caso de rompimento de um cabo, devido à queda de galhos de árvores ou raios, a orientação é não tocar e nem chegar perto do local. Caso a fiação caia sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo.
Além disso, para garantir a segurança e proteção, a Coelba orienta que, em caso de incidência de raios, a pessoa procure abrigo em lugar seguro, fique longe de janelas e portas metálicas e retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos. Também é importante evitar ficar embaixo de árvores ou em campos abertos. Em caso de inundações, o disjuntor geral da residência deve ser desligado.