No Uruguai, Daniela Mercury fica à vontade. Familiarizada com o país vizinho, a cantora circula por Punta del Este, balneário mais luxuoso da América do Sul pela Forbes, onde vai se apresentar para um público restrito nesta sexta-feira (10). A cantora levou o Alô Alô Bahia para passear com ela e sua esposa, a empresária Malu Verçosa, durante alguns dias.
“Eu estive aqui pela primeira vez em 1994. Fiz um show para mais de 200 mil pessoas aqui em Punta del Este e [outro para] 200 mil pessoas lá em Pocitos, em Montevidéu. Há um ano e pouco atrás, voltei para comemorar e fizemos um show para mais de 50 mil pessoas“, relembrou a artista consolidada no Uruguai, com um histórico de espetáculos sempre lotados de gente ávida pelo axé music.
Ver essa foto no Instagram
Daniela fez o passeio render na Saint-Tropez uruguaia. O passeio inicia-se pela clássica – ou, nas palavras da rainha, “mágica” – Casapueblo, onde o célebre Carlos Páez Vilaró fez, com suas próprias mãos, morada. Coincidência ou não, Vilaró teve uma ligação forte com o Brasil e uma forte influência africana em suas obras. Quando visitou a Bahia, em 1956, declarou que encontrou aqui a África inteira.
A obra arquiteônica da Casapueblo e seu contraste com o céu e o mar de Punta já enchem os olhos. Mas, o encanto se torna ainda maior quando Daniela e Malu adentram ao ateliê do artista plástico uruguaio, na parte mais alta da casa, onde também funciona um restaurante e um hotel, o Club Hotel Casapueblo. Lá, elas puderam mergulhar mais profundamente na rica obra do pintor e ceramista, e desfrutar de um vinho com direito a uma vista estonteante para o mar.
Depois, o casal indica pegar a rambla, a bordo de bicicletas, e partir em direção ao ponto mais ao sul do Uruguai, a Plazoleta Gran Bretaña, na Punta de La Salina. Desse extremo, contempla-se o encontro do Rio da Prata com o Oceano Atlântico, antes de seguir adiante para o destino final: um jantar ao pôr-do-sol no Huma, restaurante situado no alto do The Grand Hotel de Punta del Este, com “arquitetura belíssima e comida maravilhosa”, nas palavras de Daniela.
“É maravilhoso estar no Uruguai, ser convidada para fazer shows e usufruir da cultura uruguaia, da amizade do povo uruguaio e da beleza dos lugares. Ainda tem um vinho delicioso… Muitas coisas maravilhosas, e as pessoas são muito queridas. Olha que linda, Punta del Este!”, elogia Daniela ao Alô Alô Bahia.
Em meio ao papo, Malu Verçosa também lembrou-se que já esteve no país por mais de quatro vezes, e “gosta mais” de estar lá quando elas estão na companhia de Rubén Rada, artista mais importante da música afro-uruguaia. Daniela prontamente concorda.
Daniela Mercury lança música inédita em comemoração aos 40 anos do axé music
Enquanto se apresenta nesta sexta, em Punta del Este, em show corporativo, Daniela Mercury lança a música “Axé Salvador”, outro gesto da artista em reverência às quatro décadas do ritmo. Cadenciado no samba-reggae e bordado de uma letra que homenageia a cultura afro-brasileira, o single cita os blocos afro baianos e faz referência aos orixás. “Axé Salvador” está disponível nas principais plataformas de áudio e em vídeo.
A autoralidade da música é dividida entre Dani, Malu e nomes da música baiana como Pierre Onassis, Aila Menezes, Gabriel Mercury, Juliano Valle, Edu Casanova, Topera e Filipe Escandurras. Desse encontro nasceu “Axé Salvador”, um hino do axé novinho em folha. A faixa teve seus retoques finais feitos por Mercury e foi gravada ao vivo no “Pôr do Som 25 anos”, ocorrido no primeiro cair da tarde de 2025, no Farol da Barra, em Salvador.
A grande colaboração foi possível graças a um convite do Youtube, a partir de um projeto da plataforma de unir compositores para criar uma nova canção. A artista topou a empreitada e abriu uma sala de composição no estúdio para criar canções com parceiros convidados por ela. Essa foi a primeira vez que o Youtube realizou este projeto na América Latina. O resultado é uma gravação histórica, com participação de 35 músicos.