Baianos brilham em mais uma edição do Gastronomia Preta, no Rio de Janeiro

Baianos brilham em mais uma edição do Gastronomia Preta, no Rio de Janeiro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 25/11/2024 às 09:49 / Leia em 2 minutos

O Parque Glória Maria, no Rio de Janeiro, foi palco de mais uma edição do Festival Gastronomia Preta, neste domingo (24), com programação gratuita e protagonizada por pretos, pardos e afroindígenas de destaque no Brasil.

Além da Praça de Alimentação, o evento teve a Cozinha Show Benê Ricardo, espaço com preparo ao vivo de pratos assinados por 8 chefs; shows de samba com artistas locais e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, que contou com baianos entre indicados e vitoriosos.

Criada em 2022 pelo pesquisador e professor do Departamento de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Breno Cruz (foto), a premiação tem como objetivo celebrar profissionais negros do setor de alimentos e bebidas no Brasil, dando visibilidade a integrantes de toda a cadeia.

A chef Nara Amaral, à frente do Di Janela Gastronomia, no bairro da Saúde, levou a melhor na categoria Chef Na Mídia. Rodrigo Freire, baiano radicado em São Paulo, onde comanda o já prestigiado Preto Cozinha, ganhou a categoria Empresa Pretagonista; e Ronaldo Assis, estudante do 6º período da Universidade Federal da Bahia, foi o escolhido na categoria Futuro Chef.

Daniela Flor e Moisés Santos, hostess e garçom do Vini Figueira Gastronomia, respectivamente, levaram em suas categoriais, e Tia Maria, do Restaurante Tia Maria, na região da Ribeira, se consagrou na categoria À Baiana.

Concorreram ainda Carol Souza, proprietária do Terroir Itinerante, como Sommelier; Vini Figueira, na categoria Chef; Deliene Mota, proprietária do Encantos da Maré, nas categorias Chef e Melhor Criação, pelo seu Baião de 10, com frutos do mar; Fábio Macedo e Will Ferreira, garçons do Origem e do Manga, respectivamente; Felipe Gomes, chef da Maimbê Abarás Recheados, na categoria Melhor Criação; e Leo Grimaldi, do 138 The Bar, na Barra, na categoria Chef Gestor.

Confira os vencedores em 2023.

Matéria relacionada:

‘A cozinha precisa de nossas histórias’: chefs negros falam sobre suas trajetórias na Gastronomia

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe