Secretário baiano é demitido do Ministério de Anielle Franco por aproximação com Silvio Almeida

Secretário baiano é demitido do Ministério de Anielle Franco por aproximação com Silvio Almeida

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 08/10/2024 às 09:26 / Leia em 2 minutos

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, exonerou no último domingo (6) o secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), o baiano Yuri Silva.

A decisão marca uma reestruturação política na principal secretaria do ministério, e a demissão já foi oficializada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (8). Além de Yuri, outros quatro membros de sua equipe foram dispensados.

Yuri Silva, ativista do movimento negro da Bahia, integrava o Ministério da Igualdade Racial desde a transição de governo, em 2022, e havia assumido o cargo de secretário em maio de 2024. Ele também atuou como diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo no ministério.

Sua demissão foi comunicada por meio de uma chamada de vídeo, uma vez que ele se encontrava fora de Brasília devido ao falecimento de sua avó. A conversa, que durou cerca de 20 minutos, foi descrita por fontes próximas à ministra como um momento de decisões estratégicas para a pasta.

De acordo com assessores de Anielle Franco, a substituição foi motivada por razões políticas. A ministra, que alegou a necessidade de “rearranjos internos”, demonstrou insatisfação ao saber de uma possível relação entre Yuri Silva e o advogado Walfrido Warde. Warde é próximo do ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, a quem Anielle acusou publicamente de assédio sexual.

Yuri Silva já trabalhou como coordenador de Direitos Humanos no Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), fundado por Walfrido Warde. Até o momento, o Ministério da Igualdade Racial não anunciou um nome para substituir Silva na secretaria.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe