A Raiz Praia Beachwear, de moda praia regenerativa e circular, levou a sério a máxima atribuída ao químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier de que “na natureza, nada se cria; nada se perde; tudo se transforma” e tornou-se uma marca à base de materiais 100% reciclados.
Fundada em 2021, em Caraíva, no extremo-sul baiano, ela surgiu “da vontade de combater o impacto ambiental da produção em massa”, segundo a empreendedora soteropolitana Líria Uchôa. Inicialmente, a marca mesclava tecidos sustentáveis com os materiais reciclados, mas, desde 2023, todo o descarte passou a ser monitorado rigorosamente, a fim de garantir que nada fosse desperdiçado.
Com a mudança, o que não é utilizado na produção de biquínis e sungas se transforma em acessórios, como xuxas de cabelo, ou é doado a cooperativas de reciclagem têxtil.
“Desde a escolha dos materiais, passando pelos processos artesanais de corte e confecção, até o reaproveitamento total dos resíduos, nossa marca prova que é possível fazer moda de forma sustentável e acessível, sempre com responsabilidade e respeito ao planeta”, reforça Líria.