Exposição inédita de Akira Cravo marca inauguração de galeria no Palacete Tira-Chapéu

Exposição inédita de Akira Cravo marca inauguração de galeria no Palacete Tira-Chapéu

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Akira Cravo

Publicado em 29/08/2024 às 13:24 / Leia em 2 minutos

A galeria Matriz, que será apresentada durante a Casas Conceito, a partir da próxima terça-feira (3), no Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile, será inaugurada com uma exposição inédita de Akira Cravo, que morreu com apenas 31 anos em 2023.

Fruto da união do fotógrafo Kiolo com o empresário Moacy Veiga, o espaço apresenta a mostra “Das cores e sombras”, com curadoria de Lukas Cravo, designer, também fotógrafo e irmão do homenageado. As fotos inéditas poderão ser conferidas ao longo da programação da mostra de arquitetura, comandada por Andrea Velame, até 3 de novembro.

Foto: Akira Cravo

“O uso de cor e sombra, sempre com algo de misterioso, era uma coisa que Akira fazia super bem, mas não exibia muito. Essas imagens foram produzidas entre 2012 e 2016 e ficaram guardadas todo esse tempo, mas já com uma ideia de composição pensada por ele mesmo, então o processo fluiu”, revela Lukas, que se diz privilegiado de ter atuado ao lado do irmão também profissionalmente, imprimindo e comercializando suas obras.

A ideia é que, nesta temporada inicial, o ambiente sirva como cenário para eventos culturais, funcionando também como vitrine para outros artistas, como Ademir Martins, Caetano Dias, Calasans Neto, Carybé, Deise Pucci, Emanuel Araújo, Floriano Teixeira, Jamison Pedra, João José Rescala e Mario Cravo Jr., cuja maioria das obras chegou à galeria por meio de representantes e familiares.

Foto: Akira Cravo

Entre os destaques do acervo estão peças exclusivas da série “Cabeça de Tempo”, de Mario Cravo Jr., representante da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia. As obras foram esculpidas pelo artista a partir de pedaços de madeira resgatados dos escombros do incêndio histórico que atingiu o antigo Mercado Modelo, então localizado no prédio da Alfândega, em 1984.

A Galeria Matriz – cuja intenção é valorizar a arte que conta a história da Bahia a partir de múltiplas linguagens inspiradas na identidade local, promovendo o encontro de diferentes estilos e gerações – poderá ser visitada de terça a quinta-feira, das 16h às 21h; e de sexta a domingo, das 13h às 21h. Sobre a Casas Conceito: mostracasasconceito.com.br.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia