O fotógrafo brasileiro Rafael Mesquita conseguiu um feito raro: ele capturou com suas lentes uma tartaruga-gigante enquanto ela nadava pelas águas de uma praia em Ilhabela, litoral de São Paulo.
A tartaruga-gigante não é chamada assim à toa. A espécie é considerada a maior do mundo, podendo alcançar cerca de 2,5 metros de comprimento de carapaça, além de chegar a 700 quilos.
“Eu só havia visto uma tartaruga viva dessa espécie duas vezes e agora tive o privilégio não só de ver novamente, mas de mergulhar com ela em Ilhabela”, escreveu Mesquita em uma rede social.
Ver essa foto no Instagram
O tamanho da tartaruga avistada pelo fotógrafo não foi divulgado.
Ainda de acordo com Mesquita, as tartarugas-gigantes se alimentam principalmente de águas vivas e zooplâncton e podem mergulhar a mais de 1 mil metros de profundidade.
O fotógrafo também agradeceu a ajuda de um colega, o também fotógrafo Frank Santos, quem primeiro avistou a espécie transitando pelo local.
A tartaruga-gigante de Ilhabela
Também conhecida pelo nome tartaruga-de-couro, a espécie é considerada “vulnerável”, segundo a classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) – o que significa que a espécie tem risco de entrar em extinção na natureza.
Já de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) brasileiro, a classificação é “Criticamente em perigo”, o que significa que “as melhores evidências disponíveis permitem considerar que a espécie está enfrentando risco extremamente alto de extinção na natureza”.