O avião que caiu em São Paulo nesta sexta-feira (9) tem o mesmo modelo e é da mesma empresa que operava o voo entre Salvador e Feira de Santana, na Bahia. A operação entre as duas cidades baianas foi suspensa em dezembro de 2023 para a reestruturação da malha aérea.
A empresa também já operou em Barreiras, no oeste do estado, onde suspendeu as operações em março deste ano, devido a limitações operacionais do aeroporto para aviões de grande porte. Essas dificuldades foram responsáveis por esfriar o plano da companhia aérea Gol de levar voos regulares à região.
Além de Barreiras, o voo conectava os municípios de Guanambi, Lençóis, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista à capital baiana. Os voos eram realizados em parceria com a Latam.
O modelo ATR-72 pertence à VoePass, antiga Passaredo. No acidente em Vinhedo, no interior paulista, a aeronave levava 61 pessoas, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes. Não houve sobreviventes.
Cenipa está com caixas-pretas da aeronave que caiu no interior de SP
Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já conseguiram achar os gravadores de dados e de voz da aeronave que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. Os equipamentos serão encaminhados para Brasília para análise dos dados.