A unidade da Casa Soma, no Centro Comercial de Camaçari, arrecadou, no primeiro semestre de 2024, quase 60 toneladas de resíduos recicláveis. Este número representa um aumento de 10,4% em relação ao primeiro semestre de 2023, quando pouco mais de 53 toneladas foram coletadas.
O resultado foi possível graças ao esforço de moradores do município cadastrados no so+ma vantagens. A iniciativa, promovida pela startup so+ma com o patrocínio da Braskem, conta atualmente com 2.045 participantes.
A comerciante Vera Lima, de 62 anos, é um das que contribuíram para o programa. Ela arrecadou 136 kg de resíduos recicláveis entre janeiro e junho deste ano. Moradora do bairro do Gravatá, Vera já reuniu um total de 863 kg de materiais recicláveis desde 2022, quando começou a participar da ação.
“A partir do momento em que fui apresentada ao programa, comecei a separar embalagens de vidro, papelão e latinhas na minha casa e com os vizinhos mais próximos, coisas que antes, com certeza, jogaria no lixo comum. Essa iniciativa é valiosíssima, não só pelos benefícios que posso trocar, como alimentos, mas, por ajudar a cuidar do meio ambiente e melhorar a vida de todos nós”, destaca a comerciante.
O so+ma vantagens tem como objetivo incentivar o hábito da reciclagem na comunidade, impulsionando a cadeia da economia circular. Com apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), a ação também gera renda para uma cooperativa parceira, que comercializa o material arrecadado.
Graziela Vasconcelos, analista de Relações Institucionais da Braskem, fala do engajamento da comunidade. “Os bons resultados só são possíveis graças à adesão dos moradores de Camaçari, que, ao realizarem o descarte correto, também contribuem para o desenvolvimento sustentável da região”.
A cientista comportamental e CEO da startup so+ma, Claudia Pires, reforça a importância da parceria com a Braskem. “Juntos, estamos somando esforços e garantindo que, cada vez mais, as pessoas transformem a intenção de reciclar em ação prática, gerando impacto ambiental e social positivo e mensurável. Os resultados da unidade da Feira em Camaçari comprovam que a mudança está acontecendo”, ressalta.
Benefícios para a comunidade e o meio ambiente
Os dados da so+ma revelam que o total de resíduos arrecadados no primeiro semestre de 2024 proporcionou uma economia de mais de 4,2 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer 23.707 pessoas por um dia e evitou o desperdício de aproximadamente 167 mil kWh de eletricidade. Além disso, a iniciativa impediu a emissão de 203 toneladas de CO².
Resíduos recicláveis como plástico, alumínio, papel e papelão podem ser trocados por pontos que serão convertidos em alimentos, produtos de higiene, cursos, serviços ou doações para ONGs locais, incentivando a comunidade a adotar hábitos sustentáveis e a contribuir para o bem-estar coletivo.