Concha Acústica do TCA completa 65 anos e segue como principal palco para shows de Salvador

Concha Acústica do TCA completa 65 anos e segue como principal palco para shows de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Naiana Ribeiro

Divulgação/GOVBA, Carla Ornelas/GOVBA, Arquivo TCA e Rosilda Cruz

Publicado em 04/04/2024 às 10:14 / Leia em 3 minutos

Um dos palcos mais nobres da capital baiana, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) completa 65 anos nesta quinta (4). Com capacidade para 5 mil pessoas, o espaço abriga alguns dos principais shows que passam por Salvador.

Hoje, a semiarena ao ar livre recebe uma média de 60 eventos por ano e oferece uma experiência diferenciada para públicos, artistas e produtores, abrigando os espectadores que fazem um verdadeiro paredão humano para quem está no palco — o privilégio de enxergar sua plateia inteira, de baixo para cima. Como um anfiteatro, sua arquibancada colorida permite boa visão de cena de qualquer ponto.

Concha Acústica completa 3 anos de reinauguração

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Com uma arquitetura considerada “ousada” lá em 1959, mas completamente atemporal, o equipamento, que compõe o Complexo do TCA, proporciona que o público escolha onde quer assistir e a forma de interagir com cada artista que ali se apresenta.

Uma de suas características mais marcantes é a espontaneidade da ocupação do espaço, sem lugares marcados — o que, em alguns casos, reacende a antiga polêmica sobre plateia em pé ou sentada. Não há poltronas ou assentos na arquibancada, onde a circulação é livre, sem regramentos de permanência.

Após briga em show na Concha, TCA diz que público pode escolher se ficará em pé ou sentado

(Foto: Manu Dias/GOVBA)

“Há eventos de intensidade e agitação, há muitos outros de contemplação e tranquilidade. Não existe regramento prévio sobre o movimento entre as pessoas ficarem sentadas ou em pé, contanto que respeitem as regras de segurança e que mantenham as rotas de fuga liberadas. Tem hora em que é bom ficar sentado, tem hora em que é bom ficar em pé. É o tipo de ambiente em que todos e todas podem decidir o melhor momento de ficar quietinho em silêncio, prestando toda atenção, ou dançar e cantar junto, num movimento que acontece de forma natural. Tudo funciona de forma orgânica e com a energia coletiva. Nossa equipe não rege como espectadores querem viver suas experiências. Vale sempre avaliar se este tipo de ambiente é do seu gosto!”, orienta a equipe do Estado no site do local.

Paula Toller, em Salvador

(Foto: Alô Alô Bahia)

Apesar de ter especificidades bastante adequadas para shows de música, o equipamento cultural reformado pelo Governo da Bahia em 13 de maio de 2016 abriga variadas produções: espetáculos de teatro, stand ups, musicais, dança, circo, intervenções performáticas, desfiles, conferências e muito mais, para públicos de diversas idades, gostos e interesses.

Acesso

O acesso à Concha Acústica do TCA, tanto para arquibancada quanto para o camarote, pode ser feito por duas entradas:
– Pelo Campo Grande, na entrada principal do Complexo, adentrando pela área da bilheteria para descida de escadas e acesso às catracas na Esplanada do TCA, chegando assim à área superior da arquibancada da Concha Acústica, onde também está o acesso ao camarote.
– Pela Ladeira da Fonte, adentrando diretamente o espaço pelas catracas e chegando assim à área inferior da arquibancada da Concha Acústica.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe