Inspirada na centenária Lavagem do Bonfim, Lavagem da Madeleine confirma edição deste ano em Paris

Inspirada na centenária Lavagem do Bonfim, Lavagem da Madeleine confirma edição deste ano em Paris

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Reprodução / Instagram / Carlinhos Brown / Heber Barros

Publicado em 04/04/2024 às 09:37 / Leia em 2 minutos

Após o sucesso da pré-estreia mundial do filme “Madeleine à Paris” — filme sobre um dos maiores eventos culturais brasileiros no mundo acontece na França, dirigido pela cineasta e jornalista baiana Liliane Mutti, no Festival do Cinema Brasileiro em Paris — Roberto Chaves, conhecido como Robertinho, confirmou a data da realização da já tradicional “Lavagem de La Madeleine” este ano. A festa que reúne milhares de pessoas nas ruas da capital francesa será no dia 15 de setembro. As atrações serão divulgadas em breve.

Multiartista brasileiro queer, andrógino, negro e de Candomblé há mais de três décadas, ele lutou durante esses 20 anos para manter o evento, que é inspirado na centenária Lavagem do Bonfim, em Salvador. O evento parisiense conta com diferentes blocos e alas, como a das baianas, o maracatu, diferentes grupos de batucada e a ala Mulheres da Resistência, que há anos homenageia mulheres que se destacam na política e na História.

Atualmente, o festival já faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris, sendo ainda uma das datas que reúne milhares de participantes no cortejo, de cerca de 3,5 km entre a Praça da República e a Igreja da Madeleine, como acontece em Salvador.

Como acontece na capital baiana, ao final do cortejo de 3,4 km entre a praça da República e a Igreja da Madeleine acontece a lavagem dos degraus da Igreja, no 8º distrito de Paris, feita pelas baianas, na presença do babalorixá Pai Pote, que vem de Santo Amaro (BA) a cada ano para o evento e de algum representante católico.

Considerada a maior festa cultural brasileira na Europa, a Lavagem da Madeleine prega a paz e convivência entre as religiões, baseada no sincretismo religioso do evento baiano. Também como na Lavagem do Bonfim, a maioria dos participantes vai vestida de branco para o evento em Paris.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe