O ambientalista e escritor Ailton Krenak está prestes a tomar posse, oficialmente, como o primeiro indígena a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. A cerimônia acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 20h, no Rio de Janeiro, e será transmitida ao vivo através do canal da instituição no Youtube.
O autor das obras “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil” irá ocupar a cadeira número 5, que ficou vaga desde a morte do cientista político e historiador Jose Murilo de Carvalho, em agosto de 2023.
Durante a cerimônia realizada na sede da ABL, a atriz Fernanda Montenegro será responsável pela entrega do colar de imortal. Além disso, Krenak também receberá a espada através do acadêmico Arnaldo Niskier.
Em comunicado divulgado pelo site da ABL no dia da eleição, em outubro do ano passado, Ailton Krenak falou sobre os seus planos como membro da instituição. “Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas além do português. Se olhamos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna. Vamos fazer uma tradução simultânea e as pessoas vão poder ouvir. Podemos fazer isso junto com todas as etnias que estão envolvidas no resgaste linguístico. A UNESCO declarou essa década, a segunda década das línguas indígenas. Podemos chamá-la para dar um pouco mais de publicidade junto com a ABL, porque quando está na web, está no mundo, deixa de estar apenas no site. A ideia é priorizar a oralidade, e não o texto. O que ameaça essas línguas é a ausência de falantes” afirmou o líder indígena.