A primeira-dama Janja da Silva está de volta ao Brasil após prestigiar a abertura dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris. Através das redes sociais, ela mandou uma mensagem de apoio aos atletas que participam da competição. “Deixamos em Paris todo amor e carinho para nossos atletas. Dedicação e determinação que nos enche de orgulho. Com medalha ou sem medalha todos já são vitoriosos. (…) Seguimos acompanhando vocês aqui de casa”, escreveu. Também fizeram parte da comitiva oficial do governo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), e o embaixador brasileiro na França, Ricardo Neiva Tavares.
Durante a viagem, na qual representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Janja também se encontrou com o presidente da França e sua esposa, Emmanuel Macron e Brigitte Macron, visitou a Vila Olímpica e marcou presença nos jogos de vôlei de praia e futebol feminino. Além disso, se reuniu com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para discutir a “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”. A iniciativa é um dos temas centrais da presidência brasileira no G20, visando combater a insegurança alimentar global. O encontro focou na contribuição dos governos locais para a campanha, explorando a troca de políticas públicas bem-sucedidas e fortalecendo o apoio das prefeituras aos países membros da Aliança.
Nas redes sociais, Janja publicou fotos do encontro e explicou brevemente sobre o objetivo da ação: “Um dos grandes propósitos da Aliança é conectar financiamento com países e governos interessados em investir em políticas públicas de sucesso. Afinal, como o presidente Lula sempre fala, é nas cidades que as políticas públicas se concretizam”.
“Falamos também sobre democracia, o papel importante e necessário das mulheres nos espaços de decisão e poder, e sobre como a desinformação e as fase news são desafios globais que exigem soluções que envolvem todas e todos”, continuou.