Cidade do norte da Bahia registra mais de 70 abalos sísmicos em um dia

Cidade do norte da Bahia registra mais de 70 abalos sísmicos em um dia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do g1

Reprodução/TV São Francisco

Publicado em 26/07/2024 às 20:42 / Leia em 2 minutos

Na última quarta-feira (24), um tremor de terra assustou moradores no município de Jaguarari, cidade localizada no norte da Bahia.

O susto não parou por aí: de acordo com informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), ocorreram 74 tremores de terra em Jaguarari, apenas na quinta-feira (25).

Os maiores abalos sísmicos deste registro tiveram magnitude 2.2 na escala Richter (mR), que classifica a intensidade dos abalos e vai de um a nove.

Os pequenos tremores de terra não tiveram impacto nas estruturas de imóveis da região e também não foram sentidos pela população, diferentemente do tremor de magnitude 3.6, ocorrido na quarta-feira, no distrito de Pilar.

Segundo relatos de moradores e trabalhadores de uma mina da região, o abalo sísmico balançou casas, teve intensidade para destruir o forro do teto e rachar paredes de casas, além de ser possível escutar um forte estrondo.

O LabSis/UFRN informou que, durante o período de um ano, apenas este tremor na quarta-feira, superou a grandeza de 3.0 mR, se tornando o maior já registrado. No entanto, outros abalos de menor magnitude já haviam sido detectados na região.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia