Empresário planta 400 mil árvores, ajuda a preservar mais de 100 mil araucárias e transforma fazenda em refúgio ambiental

Empresário planta 400 mil árvores, ajuda a preservar mais de 100 mil araucárias e transforma fazenda em refúgio ambiental

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Reprodução

Publicado em 29/09/2026 às 18:13

Durante mais de três décadas, o empresário Izidro Constantino Guedes, de 75 anos, transformou uma propriedade nos Campos Gerais do Paraná em uma extensa área de mata preservada. Entre Castro e Tibagi, na região do Cânion Guartelá, ele estima ter plantado cerca de 400 mil árvores. O terreno tem 2,42 milhões de metros quadrados, área equivalente a quase 340 campos de futebol, e atualmente funciona como pousada administrada pelo filho e pela neta. As informações foram publicadas pelo portal ABCMais.

O reflorestamento ocupa cerca de 70 alqueires, ou 1,7 milhão de metros quadrados, que hoje formam uma mata fechada. O local abriga espécies ameaçadas de desaparecimento, entre elas mais de 100 mil araucárias, além de imbuias e outras árvores nativas. A presença de espécies frutíferas também contribui para atrair diferentes animais e favorece a flora e a fauna da região.

Segundo a família, Izidro realizou praticamente sozinho boa parte do trabalho de plantio. Para o filho, Alexandre, a atividade nunca foi apenas um passatempo. A preservação ambiental passou a fazer parte da maneira como o empresário conduzia a vida. O trabalho começou dentro da própria propriedade, mas posteriormente ganhou uma frente voltada à comunidade com a criação do projeto Planeta Verde.

A iniciativa distribui mudas gratuitamente aos moradores da região. Em uma única ação, mais de quatro mil mudas foram entregues, com filas formadas por pessoas interessadas em levar para casa árvores frutíferas e espécies nativas. No início dos anos 2000, Izidro também participou do programa Globo Comunidade, da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, quando falou sobre a importância de deixar um planeta mais saudável para as próximas gerações.

O trabalho iniciado por Izidro continua sendo conduzido pela família. O filho e a neta assumiram os negócios da propriedade, que hoje concilia a atividade turística com a preservação da área reflorestada. A pousada funciona em meio à mata formada ao longo de mais de 30 anos de plantio.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia