O primeiro pôr do sol da primavera de 2026 encantou quem passou pelo bairro da Barra, em Salvador, nesta quarta-feira (23). Com o céu aberto, o fim de tarde ganhou diferentes tons no horizonte, enquanto moradores e visitantes aproveitavam a orla para contemplar a paisagem, que parecia ter saído de uma pintura.
A nova estação começou oficialmente na noite de terça-feira (22), às 21h05, pelo horário de Brasília, com o equinócio que marca a chegada da primavera no Hemisfério Sul. O período segue até 21 de dezembro, quando começa o verão.

Primeiro pôr do sol da primavera transforma céu da Barra em Salvador – Fotos: Alô Alô Bahia
Primavera começa com pouca chuva em Salvador
A primavera teve início com tempo estável na capital baiana, com pouca chuva e temperaturas elevadas. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a atuação de uma massa de ar quente e seca deve manter as condições meteorológicas mais firmes na capital até esta sexta-feira (25), com baixa possibilidade de precipitações.
A pouca ocorrência de chuva também marcou as primeiras horas da estação. De acordo com o boletim pluviométrico da Codesal, atualizado às 9h14 desta quarta-feira (23), somente a estação do Barro Duro registrou precipitação nas 12 horas anteriores, com acumulado de apenas 0,2 milímetro.
A temperatura mínima registrada nas primeiras horas do dia foi de 20,1°C na estação do Barro Duro e a temperatura máxima registrada foi de 30,1°C na estação do bairro de Coutos. A maior rajada de vento registrada foi de 23,0km/h na estação Canabrava, próxima ao Barradão.