A Praia da Preguiça, em Salvador, ganhou um grande mutirão de limpeza neste fim de semana, que resultou na retirada de mais de uma tonelada de resíduos do mar e da faixa terrestre. A ação reuniu cerca de 150 voluntários e recolheu garrafas, pneus, botas, pedaços de madeira, ferros, alumínios e outros tipos de entulho durante cinco horas de trabalho.
A iniciativa marcou a 4ª edição da Remada Mar Limpo, promovida pelo Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a em parceria com a comunidade local, e integrou a programação do World Cleanup Day, movimento que mobiliza voluntários em mais de 190 países.
Ao todo, foram retirados 1.000 kg de resíduos do entorno da Praia da Preguiça. Desse total, 843 kg foram recolhidos no trecho marítimo e outros 157 kg na área terrestre. Entre os materiais encontrados, 62,95 kg eram recicláveis.
Além de contribuir diretamente para a limpeza da região, a iniciativa chamou atenção para a relação entre a preservação dos oceanos e as mudanças climáticas. O período é marcado por discussões sobre os efeitos do El Niño e pelas previsões de temperaturas acima da média em diferentes áreas do Nordeste brasileiro.
Segundo Lorena Lago, gestora do Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a, aproximar a população do ambiente marinho é uma das formas de ampliar a conscientização sobre a importância da conservação. Para ela, o cuidado com os espaços naturais precisa fazer parte da rotina das comunidades.
A preservação dos oceanos está diretamente relacionada à regulação do clima, à produção de oxigênio, à segurança alimentar e à economia. “É importante conscientizar e mobilizar essa comunidade em torno do cuidado cotidiano com os espaços naturais”, destacou Lorena.
A gestora também ressaltou que, embora o El Niño esteja associado a impactos climáticos em diferentes regiões do país, as condições do Atlântico Sul têm papel importante na dinâmica climática regional. A proposta da Remada Mar Limpo é justamente transformar essa percepção em ações práticas de cuidado com o mar e com a faixa costeira.
