A atriz Glória Menezes morreu nesta terça-feira (18), aos 91 anos, em sua residência, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família. Segundo a assessoria da artista, a morte ocorreu por causas naturais.
Com uma carreira de mais de seis décadas, Glória se tornou um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, com trabalhos marcantes na televisão, no teatro e no cinema.
Nascida Nilcedes Soares Guimarães, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 1934, a atriz iniciou sua trajetória artística nos teleteatros da TV Tupi. Em 1959, estreou em novelas com Um Lugar ao Sol, na TV Excelsior, e, no ano seguinte, já usando o nome artístico Glória Menezes, chegou aos palcos em As Feiticeiras de Salém, com direção de Antunes Filho.
No cinema, ganhou projeção ao interpretar Rosa em “O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte. O longa conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Ver essa foto no Instagram
Parceria com Tarcísio Meira

Morre, aos 91 anos, Glória Menezes, uma das gigantes do teatro e da TV brasileira
Em 1963, Glória protagonizou 2-5499 Ocupado ao lado de Tarcísio Meira. A parceria profissional se transformou em uma história de amor que atravessou quase seis décadas. Os dois permaneceram casados por 59 anos, até a morte do ator, em 2021.
Juntos, tiveram Tarcísio Filho, que também seguiu a carreira artística. Glória era ainda mãe de Maria Amélia e João Paulo, de um relacionamento anterior.
Na televisão, Glória e Tarcísio dividiram a cena em diversas produções, entre elas Sangue e Areia, Rosa Rebelde, Espelho Mágico, Guerra dos Sexos, Páginas da Vida e A Favorita, além da série Tarcísio & Glória.
Personagens que marcaram a televisão

Morre, aos 91 anos, Glória Menezes, uma das gigantes do teatro e da TV brasileira
Entre os trabalhos mais lembrados da atriz estão Lara, de Irmãos Coragem (1970), personagem que apresentava três personalidades distintas; Eloá, de Corpo a Corpo (1984); e Laurinha Figueroa, de Rainha da Sucata (1990).
Glória também teve papéis de destaque em novelas como Brega & Chique, A Favorita e Joia Rara. Seu último grande papel em novelas foi Stelinha, em Totalmente Demais, exibida entre 2015 e 2016.
Fora da televisão, manteve uma trajetória importante nos palcos e no cinema. Entre seus trabalhos estão a peça Ensina-Me a Viver e o filme Se Eu Fosse Você, lançado em 2006.
Nos últimos anos, participou de produções especiais e recebeu homenagens por sua contribuição à dramaturgia brasileira, incluindo uma edição do programa Tributo dedicada à sua trajetória.