Um dos visuais mais comentados de Anitta para a divulgação de Equilibrium II traz a cantora caracterizada como Carmen Miranda, um dos maiores ícones da cultura brasileira. A escolha, no entanto, vai muito além da estética: representa uma homenagem a uma artista que influenciou diretamente a nova fase da carioca e sua forma de enxergar a própria carreira.
Nas imagens divulgadas para a faixa “Pra Você Gostar de Mim”, título que faz referência a um dos maiores sucessos eternizados por Carmen Miranda, Anitta recria elementos marcantes da artista, como os figurinos exuberantes e a identidade visual que ajudou a projetar o Brasil para o mundo.

Anitta homenageia Carmen Miranda nos visuais de Equilibrium II. Crédito: André Nicolau
A admiração de Anitta por Carmen Miranda não é recente. Em entrevista ao Flow Podcast, a cantora contou que recebeu uma biografia da artista durante o período em que enfrentava problemas de saúde no pós-Covid. Segundo ela, a leitura provocou uma profunda reflexão sobre sua trajetória. “Quando eu comecei a ver a quantidade de trabalho e como ela morreu por conta do trabalho, falei: ‘Caraca, isso é a minha cara’. E comecei a internalizar essa necessidade de mudar”, revelou.
Anitta também disse ter encontrado diversas semelhanças entre as duas carreiras e destacou que Carmen Miranda só passou a ser amplamente valorizada pelos brasileiros após sua morte. A partir dessa identificação, decidiu rever prioridades e buscar um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, conceito que, inclusive, dá nome ao álbum.
A homenagem conversa diretamente com a proposta de Equilibrium, projeto em que Anitta mergulha nas raízes da cultura brasileira por meio da música, da espiritualidade e da estética. O álbum reúne referências ao samba, ao axé, aos ritmos afro-brasileiros e a diferentes símbolos da identidade nacional.