Cármen Lúcia comenta interrupções sofridas por mulheres: ‘Não nos deixam falar’

Cármen Lúcia comenta interrupções sofridas por mulheres: ‘Não nos deixam falar’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Antonio Augusto/STF e Reprodução/Instagram

Publicado em 10/06/2026 às 20:31 / Leia em 2 minutos

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia participou do POD_i, programa apresentado pela jornalista Andréia Sadi. A entrevista foi ao ar na última segunda-feira (8), no canal da GloboNews no YouTube.

Durante a conversa, Andréia Sadi relembrou um episódio ocorrido na Suprema Corte em que a então ministra Rosa Weber teve sua fala interrompida por um colega durante uma sessão. Na ocasião, Cármen Lúcia interveio em defesa da magistrada e rebateu a interrupção. A partir das imagens, a ministra comentou sobre a dificuldade que as mulheres ainda enfrentam para falar e serem ouvidas.

“Algumas parlamentares me contam que elas tentam falar e dizem: ‘Mais tarde. Só um pouquinho’, depois a sessão se encerrou. Ou seja, nem são interrompidas porque elas não falam”, afirmou. “É algo muito impressionante porque havia até uma ideia de que as mulheres falam demais. Onde? Quando? Em que espaço? Que é o contrário do que a gente vê”, continuou.

O episódio mencionado durante a entrevista é frequentemente associado ao conceito de “manterrupting”, termo usado para descrever situações em que homens interrompem a fala de mulheres durante debates ou reuniões, especialmente em ambientes corporativos e sociais.

Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por GloboNews (@globonews)

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia