O restaurante Manga, de Salvador, foi eleito pelo segundo ano consecutivo o Melhor Restaurante do Nordeste no prêmio Melhores da Gastronomia 2026, promovido pela revista Prazeres da Mesa. A cerimônia reuniu profissionais e empreendimentos de todo o país nesta terça-feira (9), em São Paulo, e destacou também iniciativas baianas ligadas à gastronomia, sustentabilidade e produção editorial.
A edição deste ano contou com um processo de votação dividido em duas etapas. Primeiro, mais de 500 especialistas do setor, entre jornalistas, chefs, sommeliers, restaurateurs e empresários, participaram da fase de indicações que definiu os finalistas. Em seguida, o público escolheu os vencedores por meio de votação online, que registrou mais de 43 mil votos válidos em 41 categorias.

Geovane Carneiro celebrou o prêmio de Livro do Ano pelo “Chefs Brasileiros” | Foto: @dangelofotos
Além do reconhecimento ao Manga, a Bahia marcou presença entre os premiados com o livro “Chefs Brasileiros”, do chef baiano Geovane Carneiro, vencedor na categoria Livro do Ano. A obra reúne histórias, receitas e trajetórias de importantes nomes da gastronomia nacional.
Outro destaque foi o prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Gastronomia, concedido ao Instituto Ori e à Aliança Kirimurê. Com atuação em Salvador e na Baía de Todos-os-Santos, as instituições desenvolvem ações voltadas à valorização das comunidades pesqueiras, da cultura alimentar local e da conservação dos ecossistemas costeiros, fortalecendo a relação entre gastronomia, meio ambiente e desenvolvimento social. O instituto é comandado pelos chefs Fabrício Lemos, do Grupo Origem, e Caco Marinho.

Chefs Caco Marinho e Fabrício Lemos celebraram vitória com Instituto Ori | Foto: @dangelofotos
Na categoria Restaurante do Ano – Nordeste, o Manga superou concorrentes da região e repetiu o resultado alcançado em 2025, consolidando-se entre os principais representantes da gastronomia nordestina contemporânea. Localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o restaurante é comandado pelos chefs Dante e Katrin Bassi e tem como marca a valorização de ingredientes brasileiros e da biodiversidade baiana.
O prêmio principal da noite, Restaurante do Ano, ficou com o 3 estrelas Michelin Tuju, de São Paulo. Ano passado, o prêmio foi para o baiano Origem. Já a chef Tássia Magalhães, do restaurante Nelita, foi escolhida como Chef do Ano.
Entre os demais vencedores nacionais estão o Mocotó, eleito Restaurante de Cozinha Nordestina e Restaurante Bom e Barato; o Kazuo, como melhor restaurante asiático; o Aizomê, na categoria restaurante japonês; e o Sororoca, entre os restaurantes especializados em peixes e frutos do mar.
Confira lista de vencedores do Melhores da Gastronomia 2026 – Prazeres da Mesa
Prêmio Ricardo Castilho – Personalidade da Gastronomia: Ana Soares
Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Gastronomia: Instituto Ori e Aliança Kirimurê
Mesa Inesquecível: Gastromar / Sem Pressa, Gisela Schmitt
Menu Degustação do Ano: Evvai
Hospitalidade: Valle Rustico, Rodrigo Bellora
Pelo conjunto de sua obra: Saulo Jennings
Padeiro do Ano: Rafa Brito, The Slow Bakery (RJ)
Assador do Ano: Paula Labaki, Labaki Deli Shop (SP)
Banqueteiro do Ano: Morena Leite, Buffet Capim Santo (SP)
Brigada de Ouro: Mocotó (SP)
Livro do Ano: Chefs Brasileiros – Geovane Carneiro, Geovane Carneiro (Senac São Paulo)
Restaurante Asiático: Kazuo (SP)
Restaurante Brasileiro: Tordesilhas (SP)
Restaurante Francês: Le Jazz (SP)
Restaurante Italiano: 1929 Trattoria Moderna (GO)
Restaurante Japonês: Aizomê (SP)
Restaurante Latino-Americano: La Peruana (SP)
Restaurante de Cozinha Nordestina: Mocotó (SP)
Restaurante Oriente Médio: Make Hommus. Not War (SP)
Restaurante Português: Rancho Português (SP, RJ)
Restaurante Trattoria/Cantina/Osteria: Famiglia Mancini (SP)
Restaurante Bom e Barato: Mocotó (SP)
Café da Manhã: Palácio Tangará (SP)
Cafeteria: Santo Grão (SP, PR)
Doceria: Vivianne Wakuda Confeitaria (SP)
Hambúrguer: Holy Burger (SP)
Restaurante de Peixes e Frutos do Mar: Sororoca (SP)
Pizzaria: La Braciera (SP)
Restaubar: Bar da Dona Onça (SP)
Restaurante de Carnes: Pobre Juan (SP, BH, DF, PR, GO, RS, PE, RJ, AM, PA)
Restaurante em Vinícola: Quinta do Olivardo, Roteiro do Vinho em São Roque (SP)
Sorveteria: Momo Gelato (SP, RJ)
Restaurante Vegetariano: Quincho (SP)
Artesão da Gastronomia (Pequeno Produtor de Alimentos): Fazenda Atalaia (SP)
Artesão da Gastronomia (Produtor de Objetos de Cozinha): Deli&Co. (MG)
Restaurante de Hotel: Fasano, Hotel Fasano (SP)
Experiência de Turismo Gastronômico: Belém (PA)
Restaurante do Ano – Centro-Oeste: Casa Baco (DF)
Restaurante do Ano – Nordeste: Manga (BA)
Restaurante do Ano – Norte: Banzeiro (AM)
Restaurante do Ano – Sudeste: Tuju (SP)
Restaurante do Ano – Sul: Catherine Gramado (RS)
Novidade do Ano: Bodega Pepito (SP)
Chef Revelação: Jessica Trindade, Madame Olympe (RJ)
Chef Pâtissier do Ano: Vivianne Wakuda, Vivianne Wakuda Confeitaria (SP)
Restaurante do Ano: Tuju (SP)
Chef do Ano: Tássia Magalhães, Nelita (SP)