Os turistas do Brasil poderão usar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento oficial para entrar em oito países da América do Sul. A liberação foi aprovada no Paraguai durante um encontro de ministros da Justiça e do Interior do Mercosul.
Com o acordo, as nações da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador e do Peru aceitarão o registro atualizado nas fronteiras. A medida ainda não tem um dia exato para entrar em vigor, mas a expectativa do governo é que o uso comece a partir do mês de agosto.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos aponta que mais de 50 milhões de pessoas já possuem o novo documento no país.
O modelo começou a ser emitido no mês de julho de 2022 e usa o Cadastro de Pessoas Físicas como o único número de identificação civil, contando também com um formato digital no aplicativo oficial.
A troca do papel antigo acontece aos poucos e a versão tradicional do registro geral segue válida em todo o território nacional até o dia 28 de fevereiro de 2032.
A novidade chega como uma opção a mais para os viajantes na hora do embarque. Os cidadãos podem continuar usando a identidade antiga e o passaporte normal para ir aos países do bloco econômico, já que a apresentação de um documento físico é obrigatória.
Para os voos dentro do Brasil, o passageiro consegue embarcar com a carteira de motorista, com as identidades ou com o passaporte. Já para as viagens internacionais fora da região do Mercosul, o passaporte físico continua como a única regra aceita pelas autoridades.