Chapada Diamantina ganha programa voltado ao desenvolvimento econômico sustentável

Chapada Diamantina ganha programa voltado ao desenvolvimento econômico sustentável

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Tadeu Gonçalves

Publicado em 08/05/2026 às 15:18 / Leia em 2 minutos

A Chapada Diamantina receberá, neste mês de maio, o programa Avança Chapada, iniciativa voltada ao fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável da região. O lançamento acontece no dia 15 de maio, em Mucugê.

A proposta prevê um ciclo de encontros e entrevistas com empresários, cooperativas, lideranças e entidades públicas para construir uma agenda estratégica de desenvolvimento regional, com foco em setores como indústria, agroindústria, mineração, energia, serviços e turismo.

O programa é resultado de parceria entre a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, vinculada ao Governo Federal, com apoio do Governo da Bahia, da União dos Municípios da Bahia e do Consórcio Chapada Forte.

As atividades serão realizadas ao longo de oito meses em municípios como Seabra, Piatã, Morro do Chapéu e Lençóis.

Segundo o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, o programa busca ampliar a presença da indústria no interior e promover desenvolvimento estruturado e sustentável na Chapada Diamantina.

Além dos encontros presenciais, o Avança Chapada prevê estudos voltados à bioenergia, com foco em biomassa, biogás e biometano, buscando identificar oportunidades para geração descentralizada de energia e novos investimentos na região.

O primeiro ciclo de workshops ocorrerá entre os dias 8 e 12 de junho, com foco no mapeamento de oportunidades e demandas locais. Já em outubro, está prevista a formalização de um pacto regional voltado à implementação das ações definidas pelo programa.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia