Desenrola Fies prevê desconto de até 99% das dívidas; confira regras

Desenrola Fies prevê desconto de até 99% das dívidas; confira regras

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 05/05/2026 às 15:33 / Leia em 2 minutos

O governo federal lançou uma nova etapa do programa Novo Desenrola Brasil, que passa a incluir uma linha específica voltada a estudantes com débitos do Fies. A iniciativa foi apresentada nesta segunda-feira (6) e tem como foco ampliar a renegociação de dívidas e reduzir os índices de inadimplência no financiamento estudantil.

Batizada de Desenrola Fies, a medida busca facilitar a regularização financeira de estudantes que recorreram ao programa federal para custear cursos superiores em instituições privadas. Segundo o Ministério da Educação, a expectativa é alcançar mais de 1 milhão de beneficiários.

De acordo com o ministro da Educação, Leonardo Barchini, as regras permitem renegociação com descontos que podem chegar a 99% do valor da dívida, especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade social inscritos no CadÚnico.

Podem aderir ao programa estudantes com parcelas vencidas e não pagas até a data de publicação da medida provisória que instituiu a iniciativa. A adesão deve ser feita diretamente junto aos bancos ou instituições financeiras responsáveis pelos contratos.

As condições variam conforme o perfil do devedor e o tempo de atraso. Para inscritos no CadÚnico com dívidas vencidas há mais de 360 dias, há possibilidade de desconto de até 99% para quitação integral. Já para os demais estudantes na mesma situação, o abatimento pode chegar a 77% do valor total consolidado.

No caso de débitos com atraso superior a 90 dias, o programa prevê duas alternativas: pagamento à vista, com eliminação total de encargos e redução de até 12% do valor principal, ou parcelamento em até 150 vezes mensais, com desconto integral de juros e multas.

O Novo Desenrola Brasil tem como objetivo apoiar a reorganização financeira de famílias, estudantes e pequenos empreendedores, permitindo a renegociação de dívidas e a retomada do acesso ao crédito. A nova fase terá duração de 90 dias e inclui benefícios como descontos de até 90%, redução de juros e possibilidade de utilização do FGTS para abatimento de débitos.

A iniciativa foi formalizada por meio de medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integra a estratégia do governo para ampliar o acesso ao crédito e estimular a recuperação financeira da população.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia