Faleceu nesta terça-feira (5), aos 78 anos de idade, o produtor e diretor musical Guto Graça Mello, autor de sucessos como o tema de abertura do programa ‘Fantástico’, da TV Globo. Ele estava internado no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, há cerca de um mês e sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Filho dos atores Stella Graça Mello e Octávio Graça Mello, Guto iniciou a sua trajetória na música em 1960, quando começou a compor. Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, teve canções gravadas por nomes como Elis Regina e Nara Leão e produziu mais de 500 discos de artistas como Maria Bethânia, Rita Lee, João Gilberto, Tom Jobim, Padre Marcelo Rossi, além de ter produzido o primeiro álbum de Xuxa Meneghel.
Em 1972, iniciou sua trajetória na TV Globo e foi responsável por trilhas sonoras de novelas como “Gabriela”, “Pecado Capital”, “Saramandaia” e “Estúpido Cupido”. Em “Gabriela”, inclusive, convidou Dorival Caymmi para a abertura e apostou na canção “Alegre Menina”, musicada por Djavan a partir de poema de Jorge Amado.
Considerado um dos nomes mais influentes da música na televisão brasileira, Guto também assinou trilhas de mais de 30 filmes e foi o autor do tema de abertura do Fantástico. Além disso, teve passagem pela Som Livre, onde chegou ao cargo de gerente geral. Ele deixou a Globo e a Som Livre em 1989, mas continuou ativo na música, produzindo discos, trilhas e jingles.