Único evento de águas abertas exclusivo para mulheres na Bahia realiza nova edição em Salvador

Único evento de águas abertas exclusivo para mulheres na Bahia realiza nova edição em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Jefferson Peixoto / Secom

Publicado em 27/04/2026 às 08:40 / Leia em 4 minutos

Mais de 200 mulheres participaram da terceira edição do ‘Mar & Elas’, único evento de águas abertas exclusivo para mulheres na Bahia, que aconteceu neste domingo (26), na Praia da Preguiça, em Salvador. Promovida pela Associação dos Nadadores Máster da Bahia, em parceria com a Ambiance Esporte, a prova reuniu atletas de diferentes idades e níveis de experiência em um percurso montado entre a contenção de pedras da Bahia Marina e o Museu de Arte Moderna da Bahia.

A programação incluiu provas de 2,4 km, 800 metros e 250 metros, permitindo a participação tanto de nadadoras experientes quanto de iniciantes. Nesta edição, a competição homenageou três atletas da natação máster baiana: Alessandra Melo, Desiree Dalia e Sinara Pazos, que tiveram seus nomes atribuídos aos troféus das provas.

O ‘Mar & Elas’ é uma competição, mas também é uma oportunidade de nos reunirmos enquanto mulheres, de mostrarmos a força do mar de Salvador e a alegria que temos com as águas. O atleta é alguém que, de fato, é disciplinado, que investe na sua própria saúde, então precisamos incentivar isso, não só a natação, mas todo o esporte, especialmente para as mulheres”, afirmou a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.

O titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães, destacou os impactos da prática esportiva. “Este evento visa proporcionar saúde física e mental, interação social, troca de experiências e qualidade de vida, mas, acima de tudo, empoderamento feminino e inclusão esportiva. Percebemos que a maioria das mulheres, por aspectos culturais, deixa de se priorizar para priorizar os seus. Mas, aqui, com o Mar & Elas, já conseguimos visualizar uma transformação neste sentido com mais de 200 mulheres, de diferentes idades, investindo no bem-estar, saúde, participando de um único evento de águas abertas exclusivo para mulheres na Bahia”, declarou.

 

Nadadoras

Uma das homenageadas, a nadadora Alessandra Melo, que deu nome ao troféu da prova de 2,4 km, comentou o significado da iniciativa. “É uma honra muito grande ser homenageada em um evento tão significativo para mim e para a cidade. A importância desse evento para mim é fundamental, porque ele tira as mulheres do sedentarismo. Nós, mulheres, nascemos e somos criadas para cuidar dos nossos entes queridos. Então eu cuido dos meus filhos, eu cuido dos meus pais, eu cuido dos meus avós, eu cuido de algum ente que está doente. Mas eu esqueço de cuidar de mim, eu esqueço que preciso estar bem fisicamente e mentalmente para cuidar das outras pessoas, dos meus entes queridos”, alertou.

“Então, assim, a importância desse evento é fundamental. Primeiro, porque há mulheres aqui de várias idades, desde crianças de 8 anos até Dona Valdete, que sou fã, minha referência, que tem 88 anos. O esporte traz disciplina, trabalho em equipe, ensina a lidar com a derrota e a continuar de cabeça erguida. O esporte nos ensina muita coisa”, completou Alessandra.

Entre as participantes, a professora Lígia Ferraz, de 40 anos, participou pela primeira vez da prova. “Eu queria ter vindo ano passado, mas, como foi o meu início nas águas abertas, fiquei ainda meio receosa. Então fiquei na expectativa para participar este ano. Estou aqui depois de muitos anos de sedentarismo, encontrei a natação como minha terapia e minha forma de buscar saúde”, relatou.

Também presente, a nadadora Valdete Silva Pereira, de 88 anos, que pratica a modalidade há três décadas, falou sobre a importância do esporte. “Gostaria de fazer um pedido aos jovens: que esqueçam um pouco a farra, a bebida, as baladas e tirem um minutinho para praticar um esporte. Um esporte muito bom é a natação. A água é o melhor psicólogo que existe. Eu perdi o meu marido e, três meses depois, perdi o meu filho e, graças à água, consegui me recuperar. O meu psicólogo é a água. Eu converso com ela, conto minhas tristezas, minhas alegrias, meus sucessos, minhas aventuras. Enfim, a água é tudo, e todo mundo deve ter esse prazer, essa satisfação de nadar”, afirmou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia