Morre Cynthia Shange, 1ª mulher negra a representar a África do Sul no Miss Mundo

Morre Cynthia Shange, 1ª mulher negra a representar a África do Sul no Miss Mundo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 21/04/2026 às 15:52 / Leia em 2 minutos

Morreu nesta segunda-feira (20) a ex-modelo Cynthia Shange, a primeira mulher negra a representar a África do Sul no Miss Mundo durante o período do Apartheid. A informação foi confirmada pelo Ministério do Esporte, Artes e Cultura do país.

Shange, que estava com 76 anos, ganhou notoriedade em 1972, ao participar do concurso de beleza em meio ao auge do regime racista que restringia direitos da população negra sul-africana.

“Cynthia Shange foi uma pioneira para pessoas negras e para mulheres em uma época em que ambas eram sistematicamente excluídas das plataformas globais. Ela se posicionou onde muitos eram considerados como não pertencentes e, ao fazer isso, redefiniu o que era possível para as gerações futuras. Seu legado é de coragem, dignidade e excelência inabalável”, disse a Ministra Gayton Mckenzie.

Naquele período, mulheres negras não tinham permissão para competir no Miss África do Sul e, por isso, eram organizados concursos paralelos. Em 1972, Shange participou do Miss Mundo, em Londres, ao lado de uma representante branca do país, conquistando o quinto lugar.

Embora tenha sido a primeira mulher negra a representar oficialmente a África do Sul no concurso, ela não foi a primeira candidata não branca. Dois anos antes, Pearl Gladys Jansen também competiu, mas, segundo as classificações raciais da época, era considerada “mestiça”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia