Bahia registra avanço acima da média em mês de alta da indústria brasileira, segundo IBGE

Bahia registra avanço acima da média em mês de alta da indústria brasileira, segundo IBGE

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 12/04/2026 às 16:28 / Leia em 2 minutos

A indústria brasileira avançou 0,9% em fevereiro, na comparação com janeiro, com desempenho majoritariamente positivo entre os estados e com destaque para a Bahia, que superou a média nacional. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A produção industrial aumentou em 11 dos 15 locais pesquisados no país em fevereiro, indicando uma expansão disseminada do setor. Entre os destaques, a Bahia registrou crescimento de 3,2% frente a janeiro, resultado superior à média nacional e alinhado ao movimento de recuperação observado em outras regiões.

No cenário nacional, os maiores impulsos vieram do Rio Grande do Sul, com alta de 6,7%, e do Espírito Santo, que avançou 11,6%. Ambos os estados recuperaram perdas acumuladas nos meses anteriores, com destaque para segmentos como bebidas e veículos automotores no caso gaúcho.

Além da Bahia, também apresentaram desempenho acima da média nacional estados como Pará (2,7%), Ceará (2,5%), Amazonas (1,7%) e Santa Catarina (1%). A região Nordeste, como um todo, teve crescimento de 1%, reforçando o papel da região na expansão industrial do país.

Mesmo com o avanço, o principal parque industrial do Brasil, São Paulo, teve alta mais moderada, de 0,5%, sendo apenas a terceira maior influência no resultado nacional no período. Outros estados com crescimento foram Pernambuco (0,6%) e Rio de Janeiro (0,2%). Por outro lado, algumas unidades da federação registraram retração na produção industrial em fevereiro, como Mato Grosso (-0,9%), Goiás (-0,8%), Minas Gerais (-0,3%) e Paraná (-0,1%).

Na comparação com fevereiro de 2025, o cenário foi mais desafiador: a produção industrial caiu 0,7% no país, com recuo em nove dos 18 locais analisados. São Paulo teve queda expressiva de 3,6% nessa base de comparação e acumula retração de 2,6% em 12 meses, enquanto a média nacional apresenta leve alta de 0,3% no mesmo período.

No acumulado do primeiro bimestre de 2026, a indústria nacional recuou 0,2% frente ao mesmo período do ano anterior. Entre os estados, o maior tombo foi registrado no Rio Grande do Norte (-24,8%), seguido por Ceará (-9,8%) e Paraná (-7,7%).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia