Movimento O Pente celebra 10 anos com programação especial em Salvador

Movimento O Pente celebra 10 anos com programação especial em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Dilson Maria

Publicado em 07/04/2026 às 11:00 / Leia em 2 minutos

Salvador recebe nesta terça-feira (7) uma programação cultural que celebra os 10 anos do movimento O Pente. A agenda inclui roda de conversa, exposição e exibição audiovisual, fortalecendo os laços entre Brasil e o continente africano.

O destaque da programação fica por conta da roda de conversa, que acontece às 19h, na Casa de Angola, no Centro da capital baiana. O encontro propõe um diálogo aberto sobre as experiências da viagem do O Pente a Luanda, abordando trocas culturais, música, memória e identidade a partir da vivência do projeto em território angolano.

Ao longo do dia, das 12h às 20h, o público poderá visitar a exposição comemorativa dos 10 anos do movimento na Biblioteca Contr’Ignorância. A mostra reúne telas, fotografias e trabalhos produzidos por crianças angolanas, resultado direto das ações desenvolvidas durante a passagem do projeto por Luanda. A exposição evidencia o caráter formativo e afetivo da iniciativa, conectando diferentes gerações por meio da arte.

Encerrando a programação, será exibido o primeiro episódio do programa ‘Tela Preta’, gravado em Angola com artistas locais. A estreia traz como convidada a artista Kahungu Santana, em um episódio que mergulha nas narrativas contemporâneas da cena cultural angolana.

Durante sua primeira ida a Luanda, o idealizador do projeto, Uran Rodrigues, realizou uma intensa imersão pela cultura local, passando por espaços emblemáticos como a Fortaleza de São Miguel, o Museu da Escravatura, o Museu de Antropologia, o Teatro Elinga e os tradicionais mercados de São Paulo e Benfica.

Celebrar meu aniversário, no dia 7, com essa programação é também celebrar a minha trajetória e tudo que o O Pente representa. Escolhi essa data de forma simbólica, para compartilhar com o público os atravessamentos que vivi pela primeira vez em Luanda — um mergulho profundo na cultura angolana que transformou meu olhar e fortaleceu ainda mais essa ponte entre Brasil e África. Hoje é um dia de festa, mas também de memória, conexão e futuro”, afirma Uran.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia