O Brasil está na disputa do Global Water Awards com a indicação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ao título de Agência Pública de Água do Ano. A premiação reconhece iniciativas de destaque nos setores de água, esgoto, tecnologia e dessalinização, com foco na sustentabilidade dos recursos hídricos.
Segundo o superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico da ANA, Alexandre Anderáos, a indicação reflete o avanço do país na estruturação de políticas e mecanismos voltados ao setor. “Esse reconhecimento internacional ajuda a dar mais visibilidade e legitimidade a uma agenda que busca ampliar o acesso com maior equidade territorial e social”, afirmou.
Entre as ações recentes da agência estão a criação de normas de referência para os quatro pilares do saneamento — limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e águas pluviais — além da regulação para redução de perdas de água, com padronização de indicadores para estados e municípios.
A ANA também avançou na regulamentação do reuso não potável de água proveniente de efluentes tratados, permitindo aplicações como irrigação, lavagem urbana e recarga de aquíferos. Outro destaque é a definição de metas progressivas para universalização dos serviços de água e esgoto, além de diretrizes de governança para entidades reguladoras.
Dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico indicam que, em 2024, o abastecimento de água alcançou 84,1% da população brasileira, enquanto a rede de esgoto chegou a 62,3%. No mesmo período, os investimentos somaram R$ 28,2 bilhões no setor.
Além da ANA, concorrem ao prêmio instituições como a Korea Water Resources Corporation (Coreia do Sul), o Orange County Water District (Estados Unidos), a Sharakat (Arábia Saudita) e a SPAN (Malásia). O resultado será divulgado no dia 19 de maio.