Pela primeira vez na história, o Salão do Turismo, maior vitrine do setor no país, desembarca no Nordeste para levar as principais experiências turísticas do Brasil. O evento foi criado em 2003 e sempre foi realizado em São Paulo, maior mercado emissor e consumidor de turistas do Brasil. A décima edição do encontro será realizada entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reunindo toda a cadeia produtiva do turismo brasileiro em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios. A entrada é gratuita.
“O Salão do Turismo é o grande momento de integração do nosso setor e onde o Brasil se encontra para gerar negócios, empregos e qualificação. A população encontrará os maiores atrativos turísticos do país em um só lugar, onde terá a oportunidade de conhecer, de perto, o que cada Estado tem a oferecer (…) …) Nenhum outro lugar do mundo se assemelha ao nosso país em atrativos turísticos”, afirma o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
O Salão do Turismo também desempenha um papel relevante na articulação entre o setor público e a iniciativa privada. Operadoras de turismo, agentes de viagens, investidores e empreendedores encontram no salão um ambiente propício para conexões, geração de negócios e construção de parcerias. Essa interação fortalece a cadeia produtiva do turismo, a geração de empregos e amplia as possibilidades de desenvolvimento sustentável nos destinos apresentados.
Outro aspecto importante é a promoção de políticas públicas voltadas ao turismo. Durante o salão, são realizados painéis, oficinas e encontros técnicos que discutem estratégias de qualificação profissional, inovação, sustentabilidade e regionalização do turismo. Essas iniciativas contribuem para o alinhamento de ações entre os diferentes entes federativos, promovendo uma gestão mais integrada e eficiente do setor.