A ArcelorMittal inaugurou nesta terça-feira (18) uma nova planta de beneficiamento de minério de ferro na unidade de Serra Azul, em Itatiaiuçu. O projeto recebeu investimentos de R$ 2,5 bilhões.
Com a expansão, a capacidade de produção da mina passa de 1,5 milhão para 4,5 milhões de toneladas por ano. A iniciativa faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 25 bilhões da companhia no Brasil, iniciado em 2022 e já em fase final.
Segundo o diretor executivo da mina, Sérgio Botelho, o projeto busca ampliar a produção com menor impacto ambiental. “O objetivo da ampliação de Serra Azul é aumentar a produção, prolongar a sua vida útil e possibilitar que opere com menos emissão de carbono”, afirmou.
Em operação desde 1969 e sob controle da empresa desde 2008, a Mina de Serra Azul terá sua vida útil estendida até 2056. A produção será destinada à planta do grupo no México, com transporte ferroviário até o Porto Sudeste para exportação.
A obra também gerou 332 empregos permanentes, praticamente dobrando o quadro de funcionários da unidade.
No campo ambiental, a nova estrutura permite a recirculação de mais de 90% da água utilizada no processo e adota sistema de filtragem de rejeitos, eliminando a necessidade de barragens. A expansão da área minerada foi limitada a 13% em relação à área original.
De acordo com a empresa, o projeto priorizou tecnologias mais eficientes no consumo de energia e com menor impacto para o entorno.