Em decisão histórica, Tailândia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Em decisão histórica, Tailândia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Chanakarn Laosarakham / AFP

Publicado em 18/06/2024 às 10:30 / Leia em 1 minutos

Em votação histórica realizada nesta terça-feira (18), a Tailândia se tornou o primeiro país do Sudeste Asiático a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O projeto de lei venceu com ampla maioria no Senado, com 130 votos a favor, quatro contra e 18 abstenções. O texto segue para aprovação do rei Maha Vajiralongkorn e entra em vigor 120 dias após a sua publicação no Diário Real.

A aprovação da medida garante aos casais homossexuais os mesmos direitos legais e reconhecimento que os casais heterossexuais, incluindo direitos relacionados a herança, a adoção e a tomada de decisões em matéria de cuidados de saúde.

“Estou orgulhoso do esforço coletivo de todas as partes interessadas que reitera o poder da ‘unidade na diversidade’ da sociedade tailandesa. Continuaremos a nossa luta pelos direitos sociais para todas as pessoas, independentemente do seu estatuto”, comemorou o primeiro-ministro Srettha Thavisin.

No continente asiático, apenas três países permitem a igualdade no casamento. Além da Tailândia, o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo também é legalizado em Taiwan e Nepal.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe