Alexandre Augusto lança livro sobre mulheres que trabalham em pedreiras na Chapada Diamantina; veja fotos

Alexandre Augusto lança livro sobre mulheres que trabalham em pedreiras na Chapada Diamantina; veja fotos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Publicado em 12/03/2026 às 20:42 / Leia em 2 minutos

A dura realidade de mulheres que trabalham nas pedreiras da Chapada Diamantina é o tema do livro “Mulheres de Pedra”, do fotógrafo e jornalista Alexandre Augusto. A obra foi lançada nesta quinta-feira (12) na Paulo Darzé Galeria, em Salvador.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia ACM Neto, o prefeito Bruno Reis e o ex-governador Paulo Souto, além do empresário ACM Júnior.

O livro reúne 58 fotografias que mostram o cotidiano de trabalhadoras que passam horas sob sol intenso quebrando rochas para transformar pedra bruta em paralelepípedos. Cada unidade produzida é vendida por cerca de R$ 0,15.

Historicamente associado aos homens, o trabalho nas pedreiras também é realizado por mulheres que ajudam a garantir o sustento da família. Muitas começaram ainda jovens e seguem uma atividade que atravessa gerações.

Além da rotina nas pedreiras, elas ainda assumem outras responsabilidades domésticas, como cuidar dos filhos e preparar a comida, em uma jornada marcada pela sobrecarga feminina.

A publicação também aborda temas como informalidade, desigualdade de gênero e invisibilidade social. Para algumas famílias, o trabalho com a pedra possibilitou pequenas conquistas ao longo dos anos, como ampliar a casa ou adquirir bens básicos.

“Agradeço a Deus todos os dias pela pedra. Foi com a pedra que criei meus filhos. É com a pedra que hoje eles criam meus netos”, relata uma das trabalhadoras retratadas no livro.

Veja fotos:

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Alexandre Augusto
Alexandre Augusto
Karen Nunes, João Pedro e Alexandre Augusto
ACM Neto
Antonio Carlos Magalhães Júnior, ACM Neto e Rosário Magalhães
Alexandre Augusto e Bruno Reis
Alexandre Augusto e Bruno Reis
Alexandre Augusto e Paulo Darzé
Thais, Paulo e Cristina Darzé
Alexandre Augusto e Isaac Edington
Alexandre Augusto e Isaac Edington
Cristina Darzé, Paulo Darzé e Cristina Calumby
Rosário Magalhães e Cristina Calumby
Antonio Carlos Magalhães Júnior e Rosário Magalhães
Karen Nunes, Alexandre Augusto, Victor Ventin e Mari Di Domizio
Alexandre Augusto e Paulo Souto
Ana Paula Matos
Mônica Moura, Alexandre Augusto e João Santana
Heitor e Marina Azevedo
Laís Fernandes e Rui Barata
João Roma
Renata Vidal
Katia e Antoine Tawil
Ângelo Magalhães e Luciana Magalhães
Alexandre Augusto, Paulo e Raissa Coelho
Luiz Carrera
Mônica Moura, Alexandre Augusto e João Santana
Renata Vidal
Heitor e Marina Azevedo
Alexandre Augusto e Edson Freitas
Fernando Guerreiro
Alexandre Augusto e Antônio Barretto Júnior
Karen Nunes e Daniela Lopez
Rafael Lopes e Jaime Behrmann
Anna Britto e Luiz Carlos Lima
Andressa Romão e Luis Gaban
Carla Freitas e Edson Bastos Freitas
Alexandre Augusto
Marcelo Zimmermann e Gisa Soares
Marcella e Ivo Colantoni
Gustavo Machado e Larissa Grimaldi Machado
Turma das boas
Ana e Urbano Souza
Geral
Geral
Geral
Livro Mulheres de Pedra
Livro Mulheres de Pedra
Mulheres de Pedra
Mulheres de Pedra
Mulheres de Pedra
Mulheres de Pedra
Mulheres de Pedra
Mulheres de Pedra