O mundo da cadeia do cacau volta seus olhos, nesta semana, para os Países Baixos. A capital holandesa sedia a Amsterdam Cocoa Week 2026, uma das mais relevantes plataformas globais de negócios e sustentabilidade do setor de cacau e chocolate. O encontro reúne produtores, empresários e especialistas de mais de 60 países para discutir tendências, inovação e estratégias que devem influenciar os rumos do mercado internacional.
O Brasil marca presença com o empresário baiano Marco Lessa, conhecido como “Embaixador do Cacau” e listado por três anos consecutivos entre os cem profissionais mais influentes do agronegócio brasileiro. CEO dos grupos MVU e M21, ele é reconhecido pela criação de eventos de projeção internacional, como o Chocolat Festival e a Origem Week, e atua na curadoria de oportunidades e inovações para fortalecer a cadeia produtiva.
O objetivo da missão é apresentar ao mercado europeu o novo momento da cacauicultura brasileira, baseada em sustentabilidade, alta tecnologia e excelência na produção de cacau fino. “O Brasil é um grande exportador de commodities, uma referência nos setores do café, açúcar, soja e carne, por exemplo. Mas, para ganhar o mercado global com consistência e maior impacto econômico e social, precisamos exportar produtos de origem e com valor agregado, nossa cultura, nossos intangíveis, além de atrair investimentos e visitantes. Com essa visão, começamos a promover missões e eventos que cruzam todos esses ativos de um Brasil diverso e plural. Um Brasil que o mundo ainda não conhece, mas precisa conhecer”, disse Lessa.

Marco Lessa atua na curadoria de oportunidades e inovações para o setor no Brasil
Realizada no edifício Beurs van Berlage, em Amsterdã, a programação começou na última segunda-feira (16) e segue até domingo (22). O Chocoa Amsterdam reúne rodadas de negócios de alto nível, fóruns de decisão, feira especializada, masterclasses e Festival de Chocolate, movimentando milhares de visitantes e cifras expressivas em euros.
Bahia em evidência internacional
A participação brasileira ganha contornos estratégicos com o estande Cacau Brasil, fruto de parceria entre os governos da Bahia e do Pará, a Prefeitura de Ilhéus e a Rota das Frutas, com operação da equipe da MVU. O espaço promove o cacau e o chocolate como motores econômico, gastronômico e turístico, além de funcionar como hub de networking internacional.

O protagonismo baiano se destaca ainda pela defesa de modelos sustentáveis como o sistema Cabruca, tradicional na região sul do estado, e pela apresentação de destinos de alto valor agregado, como a Estrada do Chocolate, que integra agricultura, turismo e desenvolvimento econômico em uma mesma vitrine global.
A missão conta também com a parceria estratégica da Codevasf, reforçando a articulação entre setor produtivo e institucional e ampliando as conexões do cacau brasileiro, com forte identidade baiana, no cenário europeu.