Carnaval de Salvador tem coleta inédita de vidro e deve retirar até 170 toneladas de resíduos das ruas

Carnaval de Salvador tem coleta inédita de vidro e deve retirar até 170 toneladas de resíduos das ruas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 18/02/2026 às 08:15 / Leia em 2 minutos

Pela primeira vez na história, o Carnaval de Salvador contou com uma operação estruturada para o recolhimento e reciclagem de vidro. A iniciativa contou com mais de 14 cooperativas e cerca de 2,5 mil catadores, que juntos retiraram cerca de 170 toneladas de resíduos recicláveis durante os dias de festa, um aumento de até 70% em relação às edições anteriores, que registravam cerca de 100 toneladas.

“É uma novidade histórica. O vidro recolhido não volta para a rua, não vai para o aterro. Ele segue diretamente para a indústria e retorna como um novo produto. Salvador é a primeira cidade a implementar uma coleta seletiva tão ampla no Carnaval, incluindo o vidro”, destaca Edmundo Góes, presidente da Cooperguary.

Economia circular deve injetar mais de R$ 2 milhões na economia baiana

Além do impacto ambiental, a operação representa uma importante transformação social. A expectativa é que mais de R$ 2 milhões circulem na economia baiana por meio do trabalho dos catadores durante o Carnaval.

“O Carnaval é o nosso 13º salário. É quando muitos conseguem reformar a casa, comprar bens e garantir uma segurança financeira maior”, afirma Góes. Ele acrescenta ainda que o vidro é considerado um dos materiais mais estratégicos da reciclagem por ser 100% reaproveitável, sem perda de qualidade. “Uma única garrafa pode dar origem a outra infinitamente, reduzindo a extração de recursos naturais e o volume de resíduos descartados”, pontua..

 

O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.

Acesse a página especial Alô Alô Folia

Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia