Um dos mais disputados da folia baiana, o Expresso 2222 foi certificado com o Selo Camarote Sustentável, na categoria Ouro. A iniciativa, concedida pela Prefeitura de Salvador e coordenada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal, reconhece espaços que adotam medidas como iluminação em LED, redução de descartáveis, coleta seletiva e gestão adequada de resíduos.
“Ficamos felizes de poder contribuir positivamente para o planeta através das ações que adotamos no Expresso, seja na gestão dos resíduos que são gerados aqui, separando adequadamente o que é reciclável e o que não é; quanto em outras práticas relacionadas à acessibilidade e à promoção de condições justas de trabalho para a equipe que atua aqui nesse espaço. Então, é muito importante receber esse reconhecimento nesta que é a maior festa de rua do planeta”, celebram Fafá Giordano, diretora do Camarote Expresso, e Laura Berbert, assessora de negocios da startup Solos.
O Selo Camarote Sustentável é dividido nas categorias bronze, prata ou ouro. A classificação depende do total de pontos alcançados após a verificação das práticas implementadas.
De acordo com Ivan Euler, titular da Secis, a partir de 2027, os camarotes certificados nas categorias bronze, prata e ouro terão desconto na taxa de licenciamento da Sedur. Os camarotes com certificado ouro, por exemplo, vão receber 10% de desconto na taxa de licenciamento do alvará. Os com prata 7% de desconto e o bronze 5%. Os camarotes que chegarem a 50 a 100 pontos recebem o bronze; de 100 a 150 pontos, prata;e acima de 150 pontos: ouro.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.