Salvador contabiliza 30 resgates de banhistas durante o Carnaval

Salvador contabiliza 30 resgates de banhistas durante o Carnaval

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Jefferson Peixoto / Secom

Publicado em 17/02/2026 às 09:17 / Leia em 3 minutos

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, tem atuado de maneira intensa durante o Carnaval, que começou no último dia 12 de fevereiro e segue até esta terça-feira (17). Durante este período, foram executadas ações de prevenção, monitoramento e pronto atendimento nos trechos Barra-Ondina e Jardim de Alah-Ipitanga.

No Circuito Dodô (Barra/Ondina), já foram realizados 21 resgates de banhistas, 13 atendimentos de primeiros socorros – sendo cinco nas praias e oito em via pública – e 1.184 ações preventivas contra afogamento. No trecho entre o Jardim de Alah e Ipitanga, foram realizados nove resgates de banhistas, um atendimento de primeiros socorros na praia e 1.057 ações preventivas contra afogamento.

“Tivemos uma redução nas ocorrências de afogamentos, um trabalho preventivo muito bem feito, inclusive monitoramento com drone, que facilitou o trabalho das nossas equipes, para qualquer mobilização que exigisse uma atuação mais rápida e efetiva. Não tivemos nenhum óbito por afogamento durante o Carnaval, nem no trecho habitual, nem no trecho do Carnaval, nem nas ilhas“, disse o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.

Segundo o gestor, nessa época há um aumento significativo nos casos de afogamento, principalmente envolvendo pessoas que ingerem bebidas alcoólicas e acabam se arriscando na água sem os devidos cuidados. “Outro fator relevante é a presença de turistas que não têm familiaridade com o mar. A falta de experiência pode aumentar ainda mais o risco de acidentes. Por isso, a orientação é aproveitar a festa, mas sempre manter prudência e responsabilidade ao tomar banho de mar”, acrescenta.

 

Dicas para um banho de mar seguro:

  • Observar sempre as bandeiras de sinalização (verde, amarela e vermelha);
  • Evitar entrar no mar em áreas sinalizadas como perigosas;
  • Não nadar após o consumo de bebida alcoólica;
  • Evitar o banho de mar à noite ou em locais sem posto de salvamento;
  • Crianças devem estar sempre sob supervisão de um adulto;
  • Em caso de corrente de retorno, manter a calma e sinalizar para o guarda-vidas;
  • Seguir todas as orientações repassadas pelas equipes da Salvamar.
  • Em caso de emergência, a orientação é procurar imediatamente o posto da Salvamar mais próximo.

 

O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.

Acesse a página especial Alô Alô Folia

Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia