Anarriê! Agenda Cultural antecipa clima de São João em Salvador

Anarriê! Agenda Cultural antecipa clima de São João em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Divulgação

Publicado em 14/06/2024 às 09:15 / Leia em 8 minutos

Já é São João, cidade! O clima junino invade Salvador, antecipando os festejos oficiais e fazendo todo mundo dançar coladinho ao som tradicional da sanfona, da zabumba e do triângulo em cada canto da capital baiana. Tem de bloco de Carnaval adaptando o repertório para celebrar a estrela da temporada, o forró, a artistas consagrados do ritmo, passando até por concerto sinfônico em homenagem a Dominguinhos. Vamos pular essa fogueira?

* Sexta-feira, 14 de junho:

O São João da Bahia, organizado pelo Governo do Estado, segue com sua programação no Parque de Exposições, a partir das 18h. Com entrada gratuita, mas sujeita à lotação do espaço, o público poderá curtir os shows de É o Tchan, Nadson O Ferinha, Solange Almeida, Netto Brito, Igor Kannário e Durval Lelys no palco principal. A programação rola também no pranchão e no coreto, ao longo de 12 dias.

O clima de São João segue também no Rio Vermelho, onde a Ahorita Padaria Artesanal realiza seu próprio arraiá, às 18h, com o bloquinho Paroano Sai Milhó apresentando um repertório junino, na Rua Tupinambás, 423. O evento é gratuito.

Foto: Geovana Cortes

Também em clima junino, o CineSom ganha edição Anarriê, com show pé-de-serra de Forró Fuzaka e a exibição do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, no Cinema do Museu Saladearte, no Corredor da Vitória. No repertório dessa noite especial, músicas de compositores consagrados como Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca, Marinês, Xangai, além de grandes artistas da MPB como Alceu Valença, Zé Ramalho e Gilberto Gil. Antes do som, às 20h30, e estabelecendo o diálogo entre cinema e música, o filme será exibido às 18h30. Os ingressos são vendidos na bilheteria do cinema, pelo site do Circuito Saladearte ou pelo Whatsapp (71) 99981-7560.

Foto: Lucas Seixas

A cantora Tiê apresenta em Salvador quatro sessões do show “Cartas de Amor”, de sexta (14) a domingo (16). Com tom intimista, o novo trabalho da artista, na Caixa Cultural, é embalado por canções que capturam a essência das declarações de amor, de sua autoria e de outros compositores. No palco, dividindo-se entre violão e piano, Tiê revisita seu primeiro álbum além de sucessos da carreira. Ela ainda convida o público a ler cartas, bilhetes e mensagens de amor ou levar seus textos para que a própria cantora os leia. Com essa interação, ela espera adicionar um toque pessoal e emocional ao show, conectando-se ainda mais aos apaixonados.

O Grupo Botequim leva seu samba raiz em clima de São João, às 21h, ao Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. No show, os músicos valorizam a tradição do samba, com um toque especial das festas juninas. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Também no Santo Antônio Além do Carmo, o A Boca Centro de Artes abre suas portas, às 20h, para a festa Cajá, trazendo uma super mistura de ritmos, encantos e axés, com a banda Cajá, formada por Guigga, Tarcísio Santos, Victor Brasil, Carla Suzart e Bruno Aranha. Mais informações e reservas pelo Whatsapp (71) 99334-8893.

* Sábado, 15 de junho:

A programação do São João da Bahia, no Parque de Exposições, conta, a partir das 18h, com shows de João Gomes, Luiz Caldas, Psirico, Marcia Fellipe, Pirilampo e Escandurras, no palco principal. A programação rola também no pranchão e no coreto.

O clima junino toma conta da Casa Rosa, no Rio Vermelho, com a primeira edição do “Forró dos Santos”, reunindo Ana Barroso, Guigga e Fatel, a partir das 21h. Os três artistas prometem uma verdadeira celebração da poesia e dos ritmos da cultura de longa tradição nordestina, levando ao palco uma mistura de clássicos do cancioneiro junino e canções dos seus repertórios autorais. O show terá a presença de um autêntico trio de forró, formado por Estevam Dantas no acordeom, Lucas de Gal na zabumba e Sebastian Notini no triângulo. Os ingressos estão à venda no Sympla.

É São João também no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, a partir das 16h, quando será realizada a edição 2024 do Arraiá do Gravata, em parceria com o bloco Gravata Doida. Entre as atrações confirmadas estão os cantores Jau, Léo Estakazero e a Banda UTX – U Tal do Xote, que vão trazer muito forró e arrasta pé. Os ingressos estão à venda na Ingresse.

Screenshot

Mudando um pouco o ritmo, o Principote, na Praia do Buracão, no Rio Vermelho, promove, das 19h à 0h, a Blue Moon Music Session. O beach lounge e restaurante oferece um jantar especial ao som do DJ Lucca Buzanelli, em seu salão climatizado. Entre um brinde e outro, os clientes poderão desvendar as delícias do menu da casa, inspirado nos sabores mediterrâneos. As reservas são feitas exclusivamente pelo WhatsApp (71) 99907-5757.

Foto: Matheus de Jesus

No Teatro Gamboa, a partir das 17h, o cantor Tariq apresenta o show “tariq-cardia”, em que sonoridade e performance artística são desenhadas para que o público tenha uma experiência pulsante. Com referências musicais diversas, como Ney Matogrosso, Bill Whithers e Tim Maia, passeando ainda pelo gospel e blues, a apresentação é um convite ao compasso do coração do artista. Os ingressos estão à venda no Sympla.

O espetáculo de dança “O Diário de Anne Frank” realiza apresentação única na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 20h, resgatando, através da arte, a vida de uma jovem garota judia, interrompida pela instauração do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A situação obriga Anne e seus aliados a fugirem e se esconderem em um anexo secreto, onde vivenciam suas últimas alegrias. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Foto: Heder Novaes

No Bailão da Gota, às 23h, no Baía Sunset Bar, a banda Forró da Gota convida o Revotrio para um show com mais de três horas de duração. No Largo dos Aflitos, o público poderá curtir um repertório que passeia pelo trabalho autoral da banda e traz releituras de grandes artistas nordestinos, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos, Chico César e Zé Ramalho, prezando pelo regionalismo musical e poético e que apresenta essas canções com a fluidez e a descontração de um baile tradicional de forró. A entrada pode ser garantida pelo site da banda www.forrodagota.com.

* Domingo, 16 de junho:

Para toda a família, o espetáculo Os Saltimbancos é uma ótima opção, às 11h, no Teatro Jorge Amado. O famoso musical infantil, inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, conta a história de quatro animais que, cansados dos maus tratos dos patrões, resolvem fugir para a cidade grande e montar um grupo musical. A aventura é cantada e contada por um cachorro, uma gata, uma galinha e um jumento, com linguagem divertida e interativa e um texto rico em mensagens. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Foto: André Frutuoso

O clima junino vai invadir também a Senzala do Barro Preto, em mais uma edição do tradicional Arraiá do bloco afro Ilê Aiyê, a partir das 15h. O Arr’Aiyê do mais belo dos belos promete uma super celebração rítmica com o melhor da música popular nordestina, incluindo arrasta-pé, forró, samba, memória, identidade e ancestralidade. Os shows serão comandados pela banda Chá de Arueira, pelo Fogueirão, pelo grupo Samba Tororó e pela anfitriã Band’Aiyê. A entrada será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado para o Programa Bahia Sem Fome.

Foto: Agnes Cajaiba

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza a 8ª edição do São João Sinfônico, desta vez em homenagem ao cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano Dominguinhos, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 18h. A apresentação trará um repertório baseado nas obras do artista, um dos grandes ícones da música nordestina, com clássicos como “Eu só quero um xodó”, “De Volta Para o Meu Aconchego”, “Isso Aqui Tá Bom Demais”, com muito forró, xote e baião. A apresentação terá como convidada a cantora Liv Moraes, filha de Dominguinhos e ex- integrante de sua banda. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe