Uma ativista viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (12) após relatar como a presença de turistas israelenses tem impactado a rotina de Morro de São Paulo, destino turístico localizado no município de Cairu.
Em vídeo publicado no Instagram, Lisi Proença afirmou ter sido furtada em meio a um clima que classificou como hostil. Segundo ela, a situação começou após realizar um protesto carregando uma bandeira da Palestina pela ilha, ato que, de acordo com a ativista, tem se tornado comum entre algumas pessoas da região.
“Eu amo o Morro de São Paulo. É a Bahia, pô. É um lugar que escolhi chamar de casa e respeito muito. E, depois do que vivi, confesso: fico receosa de voltar. Não por não gostar mais, mas pela minha segurança mesmo”, escreveu.
Ao seguir em direção à Segunda Praia, Lisi relatou que passou a ser filmada por outras pessoas e percebeu um ambiente de constrangimento ao seu redor. Ela ainda mostrou o momento em que um rapaz brasileiro furta sua bandeira e tenta esconde-la, para tentar defender israelenses. A polícia chegou a ser chamada no local, mas apenas alguns minutos a situação foi contida.
Ainda nas redes sociais, Lisi afirmou que o episódio não deve ser tratado como um caso isolado. “O que vivi foi grave demais para ser normalizado. Eu também sei que não foi um “roubo comum”. Não foi um impulso aleatório. Todos sabemos por que minha propriedade foi levada. E o roubo aplaudido. Eu estava apenas caminhando, em silêncio, carregando uma bandeira. Não provoquei ninguém. Não falei com ninguém. Não confrontei ninguém. Eu apenas existia ali, com um posicionamento político visível. E isso foi suficiente”, disse.
Vale destacar que a presença de turistas israelenses em Morro de São Paulo tem se intensifica especialmente durante o verão. Nos últimos anos, a ilha baiana passou a figurar como um dos destinos preferidos de soldados do exército que estão de férias. É comum encontrar cardápios e placas em hebraico, além de profissionais que falam o idioma, numa tentativa de facilitar o atendimento aos visitantes.
Ver essa foto no Instagram