O Projeto Candeal, iniciativa de revitalização urbana realizada pela Suvinil em parceria com a Associação Pracatum Ação Social, promoveu a revitalização de mais de 150 casas em um dos pontos mais emblemáticos de históricos de Salvador. O projeto uniu expressões culturais, participação ativa dos moradores e uma paleta de cores criada especialmente para o território, ressignificando espaços e valorizando a identidade cultural do bairro.
A intervenção aconteceu entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, sempre com o envolvimento direto da comunidade. O encerramento do projeto foi marcado por uma entrega simbólica: a pintura da escadaria do Zé Botinha, localizada em frente à sede da Pracatum. Marco histórico e cultural do Candeal, o espaço é palco de grandes eventos, encontros comunitários e manifestações artísticas que refletem a música, a criatividade e a força cultural do bairro. A ação contou ainda com a pintura de dois painéis artísticos, reforçando a cor como expressão coletiva e identidade local.
A pintura da escadaria e dos painéis foi realizada pelo artista visual Marcos Costa, conhecido como Spray Cabuloso. Natural de São Félix e criado em Salvador, o artista acumula mais de 20 anos de atuação em arte urbana e já participou do Meeting of Styles, na Alemanha.
“O Candeal é um bairro que me inspira pela musicalidade presente no cotidiano das pessoas. A convite da Suvinil pude trazer meu grafite para contribuir com uma proposta que enxerga a arte como chave de transformação, capaz de levar autoestima e bem-estar por meio das cores. Nossa missão foi transformar paredes em galerias de arte. A cor é mudança, esperança e comportamento — cada tom influencia, equilibra e desperta sentimentos. Quando a arte é feita junto à comunidade, ela ganha outro significado”, afirma.
