Habeas Copos encerra pré-Carnaval de Salvador nesta quarta (11) com fanfarras e 20 atrações na Barra

Habeas Copos encerra pré-Carnaval de Salvador nesta quarta (11) com fanfarras e 20 atrações na Barra

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Lucas Moura/Secom PMS

Publicado em 11/02/2026 às 08:51 / Leia em 3 minutos

O Habeas Copos, tradicional festa que marca o encerramento do pré-Carnaval de Salvador, toma conta do trecho entre o Porto da Barra e o Morro do Cristo, na Avenida Oceânica, nesta quarta-feira (11). A programação reúne cerca de 20 atrações e começa às 19h, celebrando o espírito das antigas fanfarras e o Carnaval acústico da capital baiana.

Um dos destaques da noite é a banda Habeas Copos, que dá nome ao festejo e é considerada uma das responsáveis por preservar a memória dos carnavais de outrora. O grupo reúne cerca de 100 músicos, entre instrumentos de sopro e percussão, e tem previsão de entrada no circuito Sérgio Bezerra, batizado em homenagem ao seu criador, que segue à frente da agremiação , por volta das 22h.

Em 2026, o Habeas Copos completa 48 anos de desfile, consolidando quase cinco décadas de tradição. Ao longo dos anos, a banda costuma homenagear artistas e personalidades que contribuíram para a promoção e manutenção das tradições carnavalescas de Salvador. Desta vez, a escolha recaiu sobre uma instituição, o Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar), órgão que atua na organização, defesa e fiscalização das entidades que participam da folia, reconhecendo toda a cadeia produtiva da festa, como artistas, ambulantes, cordões de segurança e produtores.

“A intenção dessa ação é prestar homenagem a quem, de alguma forma, contribuiu para reforçar a cultura do Carnaval. Em outras ocasiões, artistas como Bell Marques, Margareth Menezes, Saulo Fernandes e Nelson Rufino foram contemplados. Para esta edição, optamos por homenagear o Comcar pelo trabalho realizado ao longo dos anos em prol da tradição da festa, pois todo esse aparato não seria possível sem essa contribuição”, explica Sérgio Bezerra.

Com o trabalho consolidado e o reconhecimento que inclui a criação de um circuito acústico dedicado às fanfarras, Bezerra destaca o orgulho de ver essa tradição fortalecida na cidade. “Esse reconhecimento das fanfarras, uma tradição que vem dos antigos carnavais de cidades como Veneza, por exemplo, é motivo de muito orgulho. O circuito acústico do Carnaval é uma grande vitória. Sem dúvida, estamos falando de um circuito onde a multidão realmente participa da festa como foliões e não somente como espectadores”, afirma.

Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o desfile do Habeas Copos simboliza a essência do pré-Carnaval soteropolitano. “O Habeas traduz essa Salvador plural, criativa e cheia de memória, que ocupa as ruas com alegria, cultura e identidade. Ver o circuito tomado por fanfarras, blocos de chão e manifestações populares mostra a força do Carnaval de rua e o quanto a cidade abraça essa diversidade de expressões”, diz.

Além da banda anfitriã, participam do desfile os grupos 37,5 é Febre, Xupisco, Concentra + Não Sai, Quero Mais, Pinguço, Cachasambeiro, O Caldo, Amigos do Mestre, Bloco da Faixa, O Chuveirão, Hoje Eu Posso, Arqui Loucura, A Barca Tricolor, Mulheres no Comando, Sabidolândia, Saideira e Contaminados pela Pichuinha, reforçando o clima de celebração que antecede oficialmente o Carnaval de Salvador.

Acesse a página especial Alô Alô Folia

Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia