O mais belo dos belos: Ilê Aiyê anuncia tema e programação para o Carnaval 2026 de Salvador

O mais belo dos belos: Ilê Aiyê anuncia tema e programação para o Carnaval 2026 de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Alô Alô Folia 2026

Estúdio Casa de Mainha

Publicado em 05/02/2026 às 12:25 / Leia em 3 minutos

Para celebrar 52 anos desde o primeiro desfile pelas ruas de Salvador, o Ilê Aiyê promete transformar a avenida em um espaço de memória e ancestralidade no Carnaval de 2026. O primeiro bloco afro do Brasil levará para a folia o tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, conectando Bahia e Rio de Janeiro a partir das lutas e heranças culturais que formam a identidade brasileira.

Ao eleger Maricá como ponto central do enredo, o Ilê amplia o olhar sobre o legado dos povos originários e afrodescendentes, reafirmando o Carnaval como território de educação, política, memória e afirmação identitária. O desfile propõe um encontro entre passado e presente, embalado pelo som dos tambores e pela força simbólica da ancestralidade.

O mais belo dos belos: Ilê Aiyê anuncia tema e programação para o Carnaval 2026 de Salvador

A edição de 2026 marca ainda a estreia do reinado da Deusa do Ébano Carol Xavier, moradora de Sussuarana, ao lado das princesas Sarah Moraes, também de Sussuarana, e Stephanie Ingrid, do Nordeste de Amaralina, que passam a conduzir o Mais Belo dos Belos na folia.

A programação começa no sábado (14), com a tradicional cerimônia de saída no Circuito Mãe Hilda, no Curuzu, um dos momentos mais simbólicos do Carnaval do Ilê, marcado por rituais de fé, cânticos ancestrais e homenagens aos orixás. Ainda na madrugada de domingo (15), o bloco estreia no circuito oficial, o Circuito Osmar, em direção à Praça Castro Alves.

Na segunda-feira (16), o Ilê volta ao Circuito Osmar com concentração no Corredor da Vitória. Já na terça-feira (17), encerra a programação com a tradicional pipoca, novamente no Campo Grande.

No domingo (15) à tarde, o destaque fica por conta do Bloco Erê, ala infantil do Ilê Aiyê, que reúne crianças e adolescentes no Circuito Mãe Hilda. Criado em 1992, o bloco tem como missão fortalecer a identidade e o orgulho das raízes africanas desde a infância.

A venda das fantasias acontece de forma presencial na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. O investimento é de R$ 1.000 e garante acesso aos desfiles de sábado e segunda-feira.

O mais belo dos belos: Ilê Aiyê anuncia tema e programação para o Carnaval 2026 de Salvador

Serviço

Carnaval do Ilê Aiyê 2026
Local: Salvador
Tema: Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá
Fantasia: R$ 1.000

Programação:
Sábado (14/02) – Cerimônia de saída no Curuzu, a partir das 20h
Domingo (15/02) – Desfile no Circuito Osmar (2h) | Bloco Erê às 16h
Segunda-feira (16/02) – Circuito Osmar, saída às 19h
Terça-feira (17/02) – Pipoca do Ilê, saída às 19h

Entrega das fantasias: a partir de 11/02, às 14h
Endereço: Senzala do Barro Preto – Curuzu

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia