Parque de Abrolhos, na Bahia, avança na busca por reconhecimento da Unesco

Parque de Abrolhos, na Bahia, avança na busca por reconhecimento da Unesco

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Roberto Costa Pinto/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons

Publicado em 31/01/2026 às 15:13 / Leia em 3 minutos

O Governo da Bahia endossou oficialmente a candidatura do Parque Nacional Marinho de Abrolhos ao título de Monumento Natural Mundial da Unesco. O apoio foi formalizado em Paris, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, durante a entrega do dossiê à Delegação Brasileira na Unesco.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, participou do ato representando o governador Jerônimo Rodrigues, que assinou a carta de apoio à iniciativa, documento que integra o processo internacional de reconhecimento do parque.

Cumprindo agendas institucionais na capital francesa, o secretário esteve presente para reforçar o posicionamento do governo baiano em favor da candidatura. A entrega do dossiê contou ainda com a participação de representantes da Delegação Brasileira e de autoridades internacionais, entre elas Lazare Assomo, diretor do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco.

Na carta enviada à organização, o Governo da Bahia destaca a relevância ecológica, científica, cultural e socioeconômica do Complexo dos Abrolhos. O texto ressalta que a dinâmica ambiental da região está diretamente ligada ao litoral sul baiano, com impactos positivos na conservação da biodiversidade, na pesca, no turismo sustentável, na pesquisa científica e no desenvolvimento regional.

“O reconhecimento de Abrolhos representa não apenas a valorização de um patrimônio ambiental brasileiro, mas também o fortalecimento do compromisso do Estado da Bahia com a proteção dos oceanos e com uma agenda global de sustentabilidade”, afirmou Sodré.

Parque de Abrolhos é conhecido pela presença de baleias-jubarte | Foto: Ricardo Frantz

Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi o primeiro parque marinho do Brasil e se tornou um marco da conservação marinha no país. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque está localizado no litoral sul da Bahia, próximo ao município de Caravelas. Com uma área de 87.943 hectares, abriga a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul, incluindo formações únicas de recifes de coral, os chamados chapeirões, além de áreas essenciais para a reprodução e alimentação de diversas espécies marinhas.

A proteção da região vai além dos limites do parque nacional, que é uma área de acesso restrito. O território também é contemplado pela Área de Proteção Ambiental (APA) Ponta da Baleia/Abrolhos, uma unidade de uso sustentável que engloba áreas costeiras e comunidades tradicionais.

Caso a candidatura seja reconhecida, Abrolhos poderá ganhar ainda mais projeção internacional, fortalecer políticas de conservação marinha e impulsionar iniciativas de turismo sustentável e de pesquisa científica, consolidando o protagonismo do Brasil e da Bahia na proteção de ecossistemas marinhos de relevância global.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia