Em clima de aquecimento para o seu 52º Carnaval, o bloco afro Ilê Aiyê realiza seu último Ensaio Geral no dia 31 de janeiro, a partir das 20h, na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, em Salvador. Na ocasião, a anfitriã Band’Aiyê recebe convidados para apresentar ao público uma prévia da energia que o bloco afro leva do Curuzu até a avenida.
Inspirado pelo tema do Carnaval deste ano, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, o ensaio já antecipa a narrativa que o Ilê Aiyê vai trazer para as ruas sobre a valorização da ancestralidade, da memória e da conexão entre Bahia e Rio de Janeiro. Ao celebrar a herança afro-indígena de Maricá, o bloco reafirma o Carnaval como espaço de educação, resistência e afirmação identitária, onde música, estética e território se entrelaçam como linguagem política e cultural.
A noite também contará com a presença da Deusa do Ébano 2025, Lorena Bispo, que se despede do posto preparando o terreno para a recém-eleita Deusa do Ébano 2026, Carol Xavier, que fará sua primeira apresentação apenas no Carnaval.