O reconhecimento ao trabalho de Wagner Moura ultrapassou, nos últimos anos, as fronteiras do Brasil e se intensificou especialmente nos últimos meses. O ator baiano tem sido alvo de elogios públicos, homenagens e demonstrações de admiração de colegas da indústria audiovisual internacional, em eventos que vão de premiações a bastidores de desfiles de moda e programas de televisão. A seguir, alguns dos episódios mais recentes que evidenciam esse momento de prestígio.
O encontro mais recente ocorreu nesta quarta-feira (21), nos bastidores do desfile da Dior, durante a Semana de Moda de Paris. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram Wagner Moura conversando em português com a atriz britânica Mia Goth, neta da brasileira Maria Gladys. Os dois trocaram cumprimentos, abraços e apertos de mão. “Você está bem?”, perguntou Mia. “Estou bem. É sempre bom te ver”, respondeu o ator. Não foi a primeira vez que eles foram vistos juntos, já que vêm se encontrando em festivais e premiações internacionais.
Também apontado como favorito ao Oscar, Ethan Hawke afastou qualquer clima de competição ao comentar o desempenho de Wagner. “Eu não gostaria de pegar o Oscar dele. Amo a sua atuação. Ele tem sido um grande ator há muito tempo”, afirmou. “Seria maravilhoso se ele ganhasse. Eu odiaria ser visto competindo com ele”, completou.
Durante uma cerimônia da associação de críticos mais antiga dos Estados Unidos, Lupita Nyong’o anunciou a vitória de Wagner Moura como melhor ator por “O Agente Secreto” e exaltou sua atuação. “A atuação dele é extraordinária. Com resiliência silenciosa e sutileza, ele ilumina o que significa abraçar a nossa história”, disse a atriz. O diretor Kleber Mendonça Filho registrou o momento nas redes sociais e revelou que o nome de Wagner virou até um drinque no cardápio do evento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2026/C/Q/qLDxvfR5mADrToYp3yhQ/arte-2026-01-07t085544.682.jpg)
Na mesma noite, Minnie Driver, ao lado de Orlando Bloom, anunciou a vitória de “O Agente Secreto” como melhor filme internacional e arriscou um “parabéns” em português no palco. O gesto repercutiu entre brasileiros nas redes sociais da atriz. Wagner também venceu como melhor ator em filme de drama na cerimônia.
Outra cena que ganhou destaque aconteceu quando o ator subia ao palco para receber um prêmio e foi abraçado por Adam Sandler, além de receber um beijo no rosto de Julia Roberts, que estava sentada na primeira fila. O momento viralizou nas redes sociais.
Wagner Moura também foi ovacionado durante sua participação no talk show de Kelly Clarkson. No programa, falou sobre carreira, música, carnaval e sua banda, chamada Sua Mãe. “Foi libertador voltar a falar português no cinema depois de 12 anos”, afirmou, sob aplausos da plateia.
Ao entregar a ele o prêmio de Realização em Atuação, a atriz Sofia Carson também fez questão de elogiar o brasileiro. “Um artista que respira humanidade e empatia”, disse. Os dois vão trabalhar juntos na adaptação de “Last Night at the Lobster”, projeto que Wagner também dirigirá.
Colega de elenco em “Guerra Civil”, Kirsten Dunst foi direta ao comentar sobre o ator. “Se eu fosse brasileira, ele seria meu herói”, afirmou, descrevendo-o como “uma pessoa profunda, gentil e muito generosa no set”.
Wagner também participou do programa de Drew Barrymore, onde contou histórias do carnaval de Salvador, incluindo o dia em que conheceu a esposa vestido de bailarina. A conversa foi marcada por risadas e trocas de elogios.
O ator Brian Tyree Henry, com quem Wagner trabalhou recentemente, publicou uma sequência de fotos dos dois juntos e fez uma declaração pública. “Este homem é uma lenda. E um dos seres humanos mais incríveis que existem. Wagner, tudo ficou melhor no momento em que te conheci. Obrigado por me mostrar a verdadeira irmandade e amizade nesta vida. Eu te amo muito, irmão. Mais do que merecido, parabéns”, escreveu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2026/z/h/OJCNwSRCAdJLl1lU9t7A/wagner-1.jpg)
Sem citar diretamente o ator, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama incluiu “O Agente Secreto” em sua tradicional lista anual de filmes favoritos, reforçando o alcance internacional da produção protagonizada por Wagner Moura.