O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais nesta quinta-feira (22) para celebrar as indicações de O Agente Secreto ao Oscar. Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco. O anúncio, claro, causou uma verdadeira comoção entre personalidades, artistas, autoridades e público em geral.
“O cinema brasileiro está entre os grandes do mundo. As indicações de O Agente Secreto ao Oscar já representa uma vitória da nossa cultura, do nosso talento e da nossa capacidade de contar histórias que atravessam fronteiras. Quando a cultura brasileira é valorizada, o Brasil volta a ser protagonista no cenário internacional (…) Parabenizo o diretor Kleber Mendonça Filho e todo o elenco, que levaram a criatividade, a sensibilidade e a força da nossa história para o mundo (…) Destaque para Wagner Moura, que tem o molho e talento de sobra. Já levou o Globo de Ouro de melhor ator em filme drama e agora pode vir o Oscar de melhor ator”, escreveu o presidente Lula.
Ambientado em um contexto político sensível, “O Agente Secreto” se destaca pela construção narrativa, pela atmosfera tensa e pela abordagem autoral característica do diretor. A indicação reafirma o prestígio do filme, que já vinha se destacando em festivais e premiações ao redor do mundo, desde Cannes, em maio, de onde saiu com 4 prêmios.
A cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março, em Los Angeles.