Estudantes da Mansão do Caminho atingem desempenho acima da média na redação do Enem 2025

Estudantes da Mansão do Caminho atingem desempenho acima da média na redação do Enem 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

DIvulgação

Publicado em 21/01/2026 às 10:09 / Leia em 3 minutos

A Mansão do Caminho, que atende cerca de 1,6 mil alunos em situação de vulnerabilidade social, celebra mais um ano de sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio. Nesta edição 2025, todos os 33 estudantes do terceiro ano atingiram nota superior à média nacional na prova de redação, que costuma ficar na casa dos 650 pontos. Além disso, cerca de 50% da turma conquistou mais de 900 pontos. Nos anos anteriores, apenas cerca de 10% dos candidatos em todo o país ultrapassaram essa marca, segundo estatísticas divulgadas pelo Inep, órgão responsável pelo ENEM.

“O que torna esses números ainda mais interessantes é que estamos falando de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, a grande maioria deles são os primeiros a terem acesso às grandes universidades em sua família e nas ruas onde moram. Para nós, é motivo de orgulho, porque acompanhamos eles desde pequenos e, em cada resultado que chega, sabemos que terão mais oportunidades de mudar suas vidas e de todos em suas casas”, explica a professora Clese Cerqueira, coordenadora do Ensino Médio da Mansão do Caminho e voluntária na instituição há mais de 50 anos. 

O desempenho acima da média no ENEM e em outros vestibulares é  reflexo de todo o trabalho educacional e social que os estudantes encontram na instituição. Além do renomadol quadro de professores, a Mansão do Caminho garante estrutura adequada, com biblioteca, fardamento, materiais didáticos, salas de informática, atendimento médico, odontológico e psicológico aos seus assistidos, bem como quatro refeições diárias. 

“Foi um lugar fantástico, não só de aprendizado formal, mas também informal, de maturidade. Todas as pessoas apoiaram 100% minha caminhada, a equipe é fantástica, tudo bem estruturado, tudo perfeito. Sou extremamente grato à Mansão do Caminho por terem feito tudo isso por mim, ainda mais de forma gratuita”, comenta  Artur Queiroz, de 17 anos, que obteve 940 pontos na redação. 

Para alunos do Ensino Médio, no contraturno escolar há uma carga horária extra de reforço para o Enem. Já os estudantes do Ensino Fundamental têm acesso a oficinas culturais – como teatro, balé e percussão – ofertadas através do projeto “Um Salto para o Futuro”, iniciativa mantida com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), por meio do Ministério da Cultura e patrocínio parcial da Larco Distribuidora de Combustíveis. 

Manutenção: O Centro Educacional Mansão do Caminho e todos os demais serviços da obra social são 100% gratuitos, mantidos através de doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, Leis de Incentivo – como Nota Premiada Bahia e Lei Rouanet – e por meio de  parcerias com instituições públicas e privadas. Ao todo, 5 mil pessoas encontram assistência diariamente no local. Há, ainda, projetos voltados para idosos e outros públicos, como consultas médicas, grupo de convivência, exames e distribuição de 1 mil cestas básicas por mês.

Uma das formas de contribuir com a manutenção do Centro Educacional é através de projetos, como o “Adote um estudante”, com cotas que podem ser adquiridas pelos interessados e todo o recurso é destinado para custear os estudos dos assistidos.



Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia