A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) está em Madri, na Espanha, com uma equipe liderada pelo secretário Maurício Bacelar, para intensificar a promoção das 13 zonas turísticas do estado no mercado ibérico. A ação tem como principal vitrine a 46ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), que começa nesta quarta-feira (21), no Espaço Ifema, considerado o maior encontro global da indústria de viagens.
Durante cinco dias, a Fitur reunirá cerca de 10 mil empresas e representações de 161 países, oferecendo uma plataforma estratégica para a divulgação dos destinos baianos. Segundo Bacelar, a participação do estado na feira reforça os avanços recentes do turismo internacional. “Mostraremos na Fitur como a Bahia avançou no turismo internacional, com crescimento de 47% em 2025, acima da média nacional, resultado do trabalho do Governo do Estado em ações estratégicas, onde se destaca a ampliação da malha aérea, oferecendo conectividade com a Europa, Ásia, África e Américas. Nos transformamos num destino estruturado e globalizado, que, não tenho dúvida, sairá desta feira ainda mais competitivo”, afirmou.
As atividades da Setur-BA em Madri começaram ainda na segunda-feira (19), com a realização do Bahia Experience, que reuniu cerca de 100 profissionais do trade turístico local interessados em conhecer e promover os atrativos do estado brasileiro.
A escolha da Espanha como foco das ações reflete a relevância do país para o turismo baiano. Atualmente, a Bahia conta com voos diretos entre Madri e Salvador, operados três vezes por semana pela Air Europa, uma conexão histórica que contribui diretamente para os resultados do setor. Aproximadamente 75% dos turistas espanhóis que visitam o Nordeste entram pela Bahia, consolidando o estado como principal porta de entrada do público espanhol na região.
Ver essa foto no Instagram